x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 31.880

Diferença em CTRC e DACTE

Rodrigo de Souza Soares

Rodrigo de Souza Soares

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 19:02

A sigla CTRC significa “Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas”, ou seja, o CTRC é o documento onde se encontra toda a informação inerente ao transporte de uma mercadoria.

As principais informações contidas neste documento são:
- Dados do Remetente
- Dados do Destinatário
- Local de Entrega
- Peso Total
- Quantidade de Volumes
- Notas Fiscais
- Valor da Mercadoria
- Valor do Transporte
- Etc..

O DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) é uma representação simplificada do CT-e. Tem as seguintes funções:

• conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico (Chave de Acesso);

• acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso (emitente, destinatário, valores, etc);

• Auxiliar na escrituração das operações documentadas por CT-e, no caso do tomador do serviço não ser contribuinte credenciado a emitir documentos fiscais eletrônicos.

Características do DACTE:

para obter Mais informação sobre DACTE, Clique aqui

" Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! "
William Shakespeare

Sempre pesquise antes de Postar.
Respeite as regras do Fórum.

https://www.siqueiracontabilidade.com.br
Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 14:35

Tenho dúvidas com relação a emissão de documentos fiscais.
Ocorre que precisei constituir empresa para cada um dos agregados de uma transportadora, e não sei a obrigatoriedade da emissão do DACTE, do CT-e e da nota fiscal de serviços da prefeitura.
Alguém sabe me dizer como proceder nesse caso?

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 17:45

Boa tarde Rita

O Cte é o documento fiscal eletrônico, é o documento fiscal com validade jurídica. O Dacte é a representação do Cte. Assim como temos a NFe, temos a Danfe que é usada para o trânsito da mercadoria.

No caso do Cte e Dacte é a mesma coisa. Para ter um Dacte, necessariamente você precisa primeiro ter emitido o Cte.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 fevereiro 2015 | 15:12

Enides, boa tarde!

Entendi completamente.
Mas no caso dos meus clientes fazem o transporte com o CTe emitido pela transportadora em que prestam serviços, depois do serviço prestado a transportadora pede a emissão das RPA, ai posso emitir NFSe, pois eles precisam apresentar nota para receber pelo serviço já prestado.
Está correto esse meu entendimento?

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.