x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 6.259

ICMS s/ cimento

Robson Aparecido Oliveira

Robson Aparecido Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 17:28

Prezados, Meu nome é Robson, tenho pouca experiência na área fiscal. Estou precisando de uma ajuda. Estou emitindo uma NFe de vendas de cimento para um consumidor final, tanto emitente como destinatário são do estado da Bahia, e não sei que tratamento dar ao ICMS. É devido, incide ou qual o procedimento...? Desde já muito grato.

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 11:39

Robson,

Caso a mercadoria já tenha seu imposto retido e recolhido no momento da aquisição, não há o que se falar de ICMS. Caso você seja industria, deverá verificar o percentual de MVA para a retenção e recolhimento do ICMS na operação interna.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Luciani Roberto

Luciani Roberto

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:09

Oi Lucas, estou numa situação muito semelhante; sobre a qual gostaria de obter ajuda.

Situação: Tenho um Cliente optante do SIMPLES aqui do Estado do Pará, que adquire CIMENTO direto da fabrica de uma empresa do Estado do Maranhão. Na nota Fiscal emitida pela Fábrica vem informado o valor de ICMS de Substituição. Como proceder para fazer a apuração do ICMS
no momento da venda para o consumidor Final?

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:25

Luciani,

Nas vendas de cimento dentro do Estado do Pará não haverá destaque do ICMS normal, pois o mesmo já foi retido e recolhimento pelo seu fornecedor, encerrando assim a cadeia tributária dessa mercadoria.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.