x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 794

Cálculo do ICMS ST por importador atacadista

Felipe

Felipe

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 00:03

Olá, agradeço suas contribuições ao forum. Estou estudando o assunto e foram úteis.

Eu compreendo o cálculo dos impostos de importação e a nota fiscal de entrada. O ICMS da importação é sempre cobrado a alíquota cheia do estado importador, independente de ser um produto de substituição tributaria ou não. Para SP seria ICMS de 18%, para o RS é 17%.

Porém pelo que entendi até agora, quando os produtos forem por ST, o ICMS deve ser apurado pelo importador no momento da entrada da mercadoria na empresa, ou seja, após o desembaraço aduaneiro. Estou correto?

Neste caso como fica o cálculo? Utiliza o MVA do estado importador, retirando da base de cálculo o valor de ICMS pago na importação? E quando a mercadoria for vendida (importador atacadista) deve ser apurado o ICMS ST com MVA do estado destino, descontando o que foi pago de ST anteriormente?

Muito obrigado desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.