x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 855

ICMS/ST Açougue

Giuliano Jose da Silveira

Giuliano Jose da Silveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 maio 2013 | 08:52

No caso de “açougue” enquadrado no Simples Nacional, e não optante pelo crédito presumido em questão, no retorno dos produtos resultantes do abate de gado bovino, bufalino ou suíno (adquiridos, junto a produtor rural - pessoa física, com isenção de ICMS, e remetidos para abate com suspensão do imposto, e retorno com o mesmo benefício), como deve ser o cálculo do ICMS/ST devido por parte do encomendante (açougue), quando da entrada destes produtos em seu estabelecimento?

Haveria alguma dedução de ICMS de operação própria do remetente, já que, se for considerado o estabelecimento abatedor, haveria tributação apenas da parcela relativa à industrialização?

No caso de o próprio adquirente do gado (açougue) promover o abate, não haveria crédito a ser abatido para fins do cálculo do ICMS/ST, já que a operação própria do remetente estaria amparada pela isenção do ICMS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.