x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 9.507

Conversão de Unidades de Medida em Entrada de NF

Jonatan Mendes Ribero

Jonatan Mendes Ribero

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 09:24

Bom dia!

Meu questionamento é o seguinte:


No meu sistema, temos o costume de converter a unidade de medidas no ato do lançamento de entrada da NF.

Exemplo:

UNIDADE DA NOTA DE ORIGEM: TO
QUANTIDADE: 14
VALOR UNITARIO: 1.000,00
VALOR TOTAL DA NF: 14.000,00
ESPECIE: SACOS DE 50 KG.

Procedimento de lançamento no sistema:

CADASTRO DO PRODUTO: SACOS DE 50KG
QUANTIDADE: 280
VALOR UNITARIO: 50,00
VALOR TOTAL DA NF DE ENTRADA: 14.000,00.


Vários amigos contadores e a Contabilidde da minha empresa, me informaram que este lançamento está errado, que as entradas devem ser exatamente iguais às NFs de origem, e que o sistema deve realizar a conversão da unidade de medida, para a unidade de medida usada na venda (no caso deste produto: sacos de 50 kg e não toneladas).

Há algum dispositivo legal que trata acerca deste assunto? Que proíba ou permita a conversão diretamente na entrada? Este assunto requer muita urgência, visto que o suporte de nosso Sistema está resistente afirmando que não é preciso lançar a NF de entrada igual à que o Fornecedor emitiu.

Agradeço quem puder me ajudar.

Jonatan Mendes

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 08:40

Jonatan, teria que ver se o Estado de MG editou algum instrumento legal padronizando as unidade de medidas se houver esta padronização não vejo problema em dar entrada diferente da NF de compra. Aqui em Mato Grosso o cimento deve ser vendido em Kilos que é informado no XML da NF-E, porem é possível informar na NF a unidade de venda costumas que é de Saco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.