x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 6.148

Nota Fiscal Importação - Valor dos Produtos?

Robson Cabral

Robson Cabral

Iniciante DIVISÃO 1, Web Programador
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 04:12

Olá pessoal, sou novo no fórum e vocês irão me ajudar bastante, sou um jovem empreendedor e estou quebrando a cabeça para fazer nota fiscal de entrada de mercadoria na minha empresa.

Vamos lá, minha dúvida e o seguinte, o despachante aduaneiro passou um rascunho de NF contendo o valor unitário já incluso no valor do produto o Imposto de Importação. ( CIF + II ).

Eu gostaria de saber, se na nota de entrada o valor unitário e o total valor base ICMS do produto, ou é o valor base só com o imposto de importação ( CIF (Produto, frete, seguro) + II ) ?

Exemplo:
CIF: R$ 930,66 + 18% (I.I) = Base IPI: R$ 1098,18
Base do ICMS: R$ 1314,07
Base Final do ICMS: R$ 1583,22
% ICMS: 17% = 269,15
Base Pis/Cofins: R$ 1291,97
% Pis: 1,65% = 21,32
% Cofins: 7,6% = 98,19
Tx. Siscomex: 14,02


Muito Obrigado a todos, estou utilizando o emissor gratuito, só falta essa informação para eu concluir.

Total dos produtos e serviços tem que bater com base de calculo do ICMS? se for isso, eu tenho que colocar o valor dos produtos, dividido pela base final de calculo do ICMS.

Por favor, se for isso me confirmem, agora fazendo isso o valor da total da nota ficar bem maior que o valor base de ICMS.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 07:31

Robson, não consegui compreender exatamente a sua dúvida, mas vou tentar te ajudar.
Eu emito nota fiscal de entrada de produtos importados o que eu posso te passar é o seguinte, o valor unitário que está na cópia da nota que o despachante te passou está incluido a parte do II, o II está embutida. Na base do ICMS para efeito da emissão da nota compõe total dos produtos + despesas acessórias + IPI.
Não entendo muito dessa parte de importação, é muito complexõ.
Ontem inclusive, recebi uma resposta sobre II da meu despachante, segue abaixo:

Imposto de importação esta inserido no valor total da mercadoria, deste modo também no valor unitário da mercadoria.
Deste modo como ele compõem junto com o valor da mercadoria, ele também esta na base de calculo do ICMS.
Base de calculo de PIS E COFINS esta indiretamente ligada aos valores, porem é uma base que tem um raciocínio muito longo, quase impossível de se resolver manualmente.
Porem o s valores totais de I.I. + I.P.I + PIS + COFINS + TX.SISCOMEX + MARINHA MERCANTE (para processos maritimos) estes compoem a base de calculo ICMS.

Robson Cabral

Robson Cabral

Iniciante DIVISÃO 1, Web Programador
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 08:42

Olá jenny, obrigado, isso eu entendi. O que eu quero saber e se na nota de entrada eu preencho o valor unitário com o valor base IPi (cif + ii) ou se preencho com o valor base final icms.

Obrigado!

Robson Cabral

Robson Cabral

Iniciante DIVISÃO 1, Web Programador
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 10:40

Pessoal, já consegui.. o valor certo seria o CIF + II. Agora preciso corrigir isso, porque NF já foi lançada e registrada na Infraero. Então quando mercadoria chegar, vou fazer uma coerção, como posso fazer isso?

Obrigado a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.