x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.079

NF emitida para empresa errada

Anderson Leite

Anderson Leite

Bronze DIVISÃO 2, Assistente
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:09

Bom dia, somos uma rede hoteleira no país de onde falo da BA. Uma empresa X de MG emitiu uma NF de venda para nós, só que, era para o outro hotel que temos na propria BA, os produtos chegaram e o almoxarifado recebeu, e logo em seguida verificou que não era pedido nosso! como procedermos nessa situação? dou entrada e emito nf-e de devolução? mas .... lembrando que dando entrada vou ter que pagar dif. aliquota, ou seria mais interessante entrar em contato com a empresa que errou e tentar uma melhor solução? ou tem outra opção fiscal para proceder? desde já, grato pela atenção.

Anderson Leite
Assistente fiscal
Club Med Trancoso
Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:14

pode cancelar a NFE

Se tiver passado o tempo para cancelar tire uma NFE de devolução, ou seja faça uma NFE de entrada igual a que foi errada onde onde terá o efeito de anular a outra

att

Grato,

Bruno Delolo.
ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:21

Bom dia!! seguindo no assunto...gostaria de fazer uma pergunta:

- quando recebo uma NF (incorreta, ou de material errado, ou ate mesmo com razao social errada) cujo o prazo de cancelamento esteja estourado as 24 horas... sou obrigada a emitir nf de devolução?...mesmo que a mesma não entre em minha contabilidade? ..

Se alguem puder me ajudar, fico grata.

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
Mário Gomes

Mário Gomes

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:27

Bom dia!Não é obrigada a emitir devolução, você deve recusar a NF mencionando e carimbando no verso e relatando o motivo da recusa.O seu fornecedor que vai emitir a Entrada.

ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:35

Mario, é isto que venho pedindo para meus administradores de obra fazer!! Mas as empresas que emitem as nf não querem receber o material de volta sem a nf de devolução!! Tem alguma base legal ?

obg

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:52

ok Me ajudou e muito!!! até para eu ter as leis aqui comigo!!

E la vai mais uma pergunta: Para que seje feita a anotação na propria nf de saida do fornecedor, é preciso que a mercadoria tbm seje devolvida né?.( digo pq ha casos de nf com 6 itens e 2 desses 6 estejam errados por algum motivo) Devo proceder como?...Devolver todos os itens junto a NF..

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#
Fábio Corrêa da Silva

Fábio Corrêa da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Banco de Dados
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 11:52

Aline, alguns contadores possuem a postura de que, quando uma NFe é emitida para pessoa jurídica, nestes casos, mesmo errada, a mercadoria deveria ter entrada e saída contábil. Mas, não base legal, pois imaginamos a mesma hipótese mas que a NFe tem sido emitida para uma pessoa física, ou ainda que essa mercadoria foi enviada por algum meio de transporte e não chegou ao seu destinatária. A empresa pode sim emitir uma nota de devolução de vendas sem o destinatário emitir uma nota de devolução de compras.

Mário Gomes

Mário Gomes

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 12:01

Aline, poderá ser emitida NF de devolução parcial dos ítens incorretos, respeitando e destacando os impostos da NF de origem e posteriormente acertado com o setor financeiro de ambas as partes em relação ao abatimento de título.

ALINE REGINA

Aline Regina

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 12:40

Ok Pessoal!! Muito obrigada pela ajuda!!!!

Agradecida..

att

A.R CONSULTORIA CONTÁBIL - Consultoria para Empresas, Abertura e Encerramento, Assessoria para MEI .

#Sem Luta Não há Vitória !#

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.