x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 745

nota fiscal de devolução

RENATA DA SILVA SCAPOLAN

Renata da Silva Scapolan

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 12:02

Bom dia alguém poderia me ajudar?
A empresa onde eu trabalho é um Atacadista distribuidor de materiais para construção. Efetuamos uma compra para revenda e o material veio com defeito, portanto devolvemos toda a mercadoria, não fizemos nf de devolução só mesmo o termo de recusa na nf do fornecedor. Ao chegar a mercadoria + nf ao fornecedor ele emitiu uma nf de entrada. Essa nf de entrada ele mandou XML para a mim. Observei que nós estamos como destinatário/remetente. Estou com duvida se a entrada dele por estarmos como destinatário/remetente esta correta ou não?
Outro caso quando emito a nf de devolução de merc. o fornecedor tem por obrigação fazer uma nf de entrada e também nos colocar como destinatário/remetente?

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 13:24

Renata,

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma Nota Fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram à isso.

Nesta segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.

Importante:

• Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada;
• Caso a Nota Fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja Eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco.

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 13:36

Renata, a forma como seu fornecedor emitiu a nota está correta.
Como foi recusada a nota ele emite uma nota fiscal de entrada no nome da sua empresa, então automaticamnete irá sair como DESTINATÁRIO/REMETENTE a sua empresa, ele está informando ao Fisco que vc não aceitou a mercadoria e por isso está retornando a empresa.
No caso, se vc tivesse emitido uma nota de devolução, não existiria a necessidade dele emitir a nota de entrada em nome da sua empresa.

Gil Santana

Gil Santana

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 julho 2013 | 13:55

Não, pois ele esta emitindo uma entrada na empresa dele, o fisco ja sabe que vc como destinatario provavelmente nao aceitou a mercadoria, e isso estará também descrito em dados adicionais da NFE dele.

Um vencedor vislumbra uma resposta
para cada problema
Um perdedor vê todos os problemas,
sem Resposta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.