x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 863

Icms Substituição Tributaria

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 23 julho 2013 | 20:04

Renata Boa noite.

Vamos ver se consigo ajudar...

Este codio 002 é o CST - Código de situação tributaria do produto isto quer dizer que esta mercadoria é importada porem a mesma foi adquirida em mercado interno. como segue neste link clique aqui

Este codigo é utiliza por empresa optantes pelo lucro real / presumido.

Se a empresa for optante pelo simples usará a tebela de CSOSN. como segue o link: clique aqui

ST em menos é isto:

Um produto industrializado ou importado que é equiparado ao industrializado tem o ICMS retido por toda a cadeia...

O que quer dizer é que normalmente o fabricante vende para o atacadista e este vende para o varejista e este por sua vez vende para o consumidor final. Em uma operação desta o ICMS é recolhido pela indústria / importador e os demais são isentos da tributação, pois a mesma já foi recolhida, com isso a SEFAZ antecipa o recebimento do tributo.

E uma operação normal sem ST o Fabricante pagaria X, o Atacadista pagaria Y, e o varejista pararia Z, em periodo minimo de 3 meses.

Com a ST o fabricante / importador pagará X,Y,Z por todos de uma só vez, e quem compra os produtos dele terá o ICMS ST como um custo a mais no valor de aquisição da mercadoria.

Espero ter explicado de maneira clara, abraço!

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Aline Chaves de Camargo

Aline Chaves de Camargo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 09:04

Eu preciso de uma ajuda, por que não fazia a parte fiscal e como estou fazendo agora, minha situação é a seguinte.

Meu cliente é simples nacional - e tem uma nota
BC do ICMS - R$ 1.698,06
VL ICMS - R$ 305,65
BC do ICMS - ST - R$ 119,75
VL total dos Produtos - R$ 1.698,06
VL Total da nota - R$ 1.817,81

Perguntas:

Como ele chegou no ICMS ST no valor de R$ 119,75?
E qual o procedimento que preciso adotar para emissão da nota de venda do meu cliente?
E se eu posso beneficiar de alguém crédito do ICMS?

Deus abençoe quem puder me ajudar.

contabilidade, departamento pessoal, escrituração fiscal, abertura, encerramento e alteração de empresas.
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 09:14

Aline bom dia.

Você não poderá tomar credito ou ceder credito de ICMS desde que este produto esteja sujeito a ST.

Há uma lista de produtos sujeitos a ST e sobre estes produtos uma margem tributaria a ser cobrada mediante a cada produto e categoria que se encontra, como segue neste link: clique aqui

Em regra geral você poderá zerar as base de calculos de ICMS no ato da revenda do produto, e para ficar claro que a mercadoria é sujeita a ST, você utilizara o CFOP. 5.403- como segue a tabela: clique aqui

Se a sua empresa for lucro real ou presumido o CST será o 060. como segue: clique aqui

Se do simples o CST será o 500 como segue: clique aqui

Espero ter ajudado e bom dia se restarem duvidas fique a vontade para perguntar.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.