x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 664

Devolução de vendas

CLEIA MARIA DE PAULA

Cleia Maria de Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 10:24

Bom dia Pessoal,

Estou com um problema aqui na empresa referente devolução de mercadorias e gostaria da ajuda do grupo.

Existem duas situações e gostaria de saber se existe algum procedimento legal para tratar esses casos.

1º - Devolução por falta de produtos
Ao receber a mercadoria o cliente nota que determinado produto esta faltando e emite uma nota fiscal de devolução, para obter o credito dessa mercadoria. Como posso tratar este caso.
Internamente foi sugerido que essa nota fosse registrada gerando o credito ao meu cliente, que como a mercadoria não entrou em estoque que o mesmo fosse faturado para o transportador para que a mercadoria "perdida" fosse ressarcida. Gostaria de saber se posso proceder dessa maneira e se existe alguma previsão legar para este caso????

2º - Devolução por sobra de mercadoria
Ao inverso do primeiro caso, a mercadoria é devolvida pois esta em quantidade a maior que o que registrado na nota fiscal de venda, ou seja, o transportador irá circular com a mercadoria sem nota fiscal. Como devo proceder neste caso, seria simplesmente incorporar estes produtos novamente no meu estoque.

Daniel A. S. Pinto

Daniel A. S. Pinto

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 15:22

oi Cleia,

Meu ponto de vista é o seguinte:

Caso 1) Seu cliente procedeu corretamente quanto à devolução do produto faltante, em contra partida você terá que escriturar esta nota fiscal uma vez que tem uma saída contra sua empresa.
A providencia a seguir trata-se de normas internas. O produto foi perdido/danificado pela transportadora? Você tem como comprovar perante a transportadora? É plausível que você seja restituída do prejuízo de alguma forma, que pode ser através de faturamento à transportadora, caso contrário você terá falta no estoque também.

Caso 2) Não está bem claro a pergunta, sua empresa remeteu produto a maior e o cliente devolveu com nota fiscal? Ele efetuou devolução de compra? Este material está em posse da transportadora ou já está em sua empresa?

Pergunto porque há possibilidades diversa para tratamento.

CLEIA MARIA DE PAULA

Cleia Maria de Paula

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 15:28

Daniel,

Muito Obrigada pela resposta.

o segundo caso, nós mandamos a mercadoria a mais, e o cliente não aceitou os produtos,enfim, o transportador teve que circular com a mercadoria sem a nota fiscal. A minha dúvida é como tratar essa mercadoria quando chegar novamente aqui na empresa?

Daniel A. S. Pinto

Daniel A. S. Pinto

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 17:02

Cleia,

O maior problema é a transportadora circular com o produto sem documento fiscal para acobertar o mesmo. Quanto à entrada do produto, uma vez que não houve a saída contábil e sim o seu estoque que atualmente está com diferença, só resta conferir o produto se está em perfeito estado para comercialização e incorporá-lo novamente ao estoque.

Abrç

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.