Cleia Maria de Paula
Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade Bom dia Pessoal,
Estou com um problema aqui na empresa referente devolução de mercadorias e gostaria da ajuda do grupo.
Existem duas situações e gostaria de saber se existe algum procedimento legal para tratar esses casos.
1º - Devolução por falta de produtos
Ao receber a mercadoria o cliente nota que determinado produto esta faltando e emite uma nota fiscal de devolução, para obter o credito dessa mercadoria. Como posso tratar este caso.
Internamente foi sugerido que essa nota fosse registrada gerando o credito ao meu cliente, que como a mercadoria não entrou em estoque que o mesmo fosse faturado para o transportador para que a mercadoria "perdida" fosse ressarcida. Gostaria de saber se posso proceder dessa maneira e se existe alguma previsão legar para este caso????
2º - Devolução por sobra de mercadoria
Ao inverso do primeiro caso, a mercadoria é devolvida pois esta em quantidade a maior que o que registrado na nota fiscal de venda, ou seja, o transportador irá circular com a mercadoria sem nota fiscal. Como devo proceder neste caso, seria simplesmente incorporar estes produtos novamente no meu estoque.