x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 24.591

Importação CFOP 3.101 ou 3.102 neste caso?

Danilo Fernandes Andriolo

Danilo Fernandes Andriolo

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 09:54

Empresa localizada em SP, Indústria e comércio, Regime Normal , importa materiais / produtos.
O mesmo produto é utilizado tanto como matéria prima destinado a industrialização quanto para revenda. Devo dar entrada na mercadoria com CFOP 3.101 ou 3.102 ? Tenho que desmembrar o mesmo produto em dois códigos ? um para indl. e outro para revenda ? Posso ter controle interno de inventário do que é destinado para cada aplicação ? Aguardo retorno, muito obrigado

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 14:53

Se você tem esta informação é importante a separação entre os códigos.

Esta separação ganhará importância caso o IPI apresente saldo credor.

O código 3101 será passível de ressarcimento/compensação.
O código 3102 continuará acumulado.



Danilo Fernandes Andriolo

Danilo Fernandes Andriolo

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 15:16

Sr. Salvador Cândido Brandão

Obrigado pela resposta, no caso acima tanto no 3101 quanto no 3102 nos creditamos do IPI. o problema é que são mais de 400 produtos destinados tanto para revenda quanto para industrialização. A empresa gostaria de nao precisar duplicar os códigos, pois o ERP permite que o mesmo código possua saldos separados. A minha dúvida é se existe alguma previsão legal para estes casos.

Desde já eu agradeço

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 15:27

A tabela de CFOP foi feita com base legal no CONVÊNIO S/Nº, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1970 atualizado até o Ajuste Sinief nº 4/2010 (DOU 13.07.2010)



1.101 2.101 3.101 Compra para industrialização ou produção rural Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem utilizadas em processo de industrialização ou produção rural. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

1.102 2.102 3.102 Compra para comercialização




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.