x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.266

Credito de ICMS no Ativo Permanente

JOSI SILVA

Josi Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 11:34

Bom dia! Trabalho em uma Concessionaria em São Paulo, compramos carros para ativo permanente, minha dúvida é de como devo utilizar na apuração de ICMS o credito de ICMS de ativo permanente, sendo que não devo utilizar o valor total e sim uma parte, no momento em vendo esse carro que estava imobilizado, está gerando um crédito de ICMS no valor total, eu não sei se posso me creditar já que essa venda não é tributada.

Obrigada,

Luciano Antonio da Silva

Luciano Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 12:55

BOm dia Josi,

Vc se creditará de 1/48 Avos ao mês, chamado de crédito CIAP.
Exemplo, vc compra um bem de R$ 30.000,00 com crédito de ICMS de R$ 3.600,00, esses R$ 3.600,00 vc se creditará em 48 meses de R$ 75,00 ao mês.

Atenciosamente
Luciano

JOSI SILVA

Josi Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 14:05

Boa Tarde Luciano!

Minha maior dúvida é se os veículos que eu compro para ativo imobilizado, que são usados como test drive, fazem parte do processo de comercialização, pois se não fizerem não posso me creditar, você sabe algo sobre veículos?

Obrigada.

Luciano Antonio da Silva

Luciano Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 14:13

Boa tarde Josi,

Os veículos Imobilizados fazem parte do ciclo comercial SIM, pois eles são essenciais para Vendas dos seus veículos, portanto vc poderá se apropriar dos Créditos CIAP, 1/48, fazendo seu próprio controle.
Você não poderá se creditar do ICMS com valores integrais, vc deverá se creditar em 48 parcelas mensais.

Atenciosamente
Luciano

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.