x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 3.093

ICMS ST - Qual MVA aplicar

Rafael Braga Barcelos

Rafael Braga Barcelos

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 11 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2013 | 11:24

Estou com a seguinte dúvida, tenho uma empresa varejista no ramo de calçados e vestuário, optante pelo SIMPLES, situada em MG. Recebi uma nota da NIKE (situada em SP) com os seguintes produtos: Sacola Fundamentals e Mochila Nike, ambos os produtos com código NCM 42029200. Consultando a Parte 2 do anexo XV do RICMS, este produto, com este codigo NCM seria calculo com Substituição Tributária (mesmo que este imposto nao tenha sido destacado na NF), mas fiquei com duvida sobre como calcular a base de calculo do ICMS-ST, já que a mesma é calcula sobre o MVA do produto, pois na parte 2 do anexo XV, tenho duas opções de descrição, ambas com o mesmo codigo NCM (4202.9). Uma descrição diz o seguinte: 50.3. Bolsas e sacos para artigos esportivos, tais como sacos de golfe, sacos de ginástica, sacos para raquetes de tênis, sacos para a pesca. (MVA=79,89%). Já a outra descrição diz o seguinte: 19.1.5. Maletas e pastas para documentos e de estudante, e artefatos semelhantes (MVA=55,00%). Eis a minha pergunta, como vou fazer o calculo do ICMS-ST? sobre qual MVA? Já que meu produto se encaixa nas duas descrições...

Rafael Braga Barcelos.
Analista de Sistemas.
(31) 8846-5848.
Hugo  Gabriel Arruda

Hugo Gabriel Arruda

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 17:46

Para se enquadra como produto ST, o mesmo deve bater o NCM e descrição, no seu caso acredito que deve utilizar a primeira opção - 50.3. Bolsas e sacos para artigos esportivos, tais como sacos de golfe, sacos de ginástica, sacos para raquetes de tênis, sacos para a pesca.

Att.
Hugo

Hugo  Gabriel Arruda

Hugo Gabriel Arruda

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 13:16

Rafael, embasamento legal é a lei que determina tal situação, podendo esse embasamento ser um decreto, protocolo entre estados, lei, convênio, entre outros, ou seja, o embasamento deve ser um documento entre esses citados para que o fato tenha embasamento, validade.

Att.
Hugo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.