x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 21.980

Icms Cfop 5949

Eve PPC

Eve Ppc

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 09:54

Bom dia amigos

Gostaria de saber se notas de entrada CFOP 5949, quando na entrada (1949) eu posso me creditar do ICMS na nota? e se poder quais os casos?

Grata

Eve PPC

Eve Ppc

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 10:44

Obrigada, Luciano...

Eu também não uso, mas já vi casos que se creditasse, se alguém souber quando é possível? me ajude.

Grata

Luciano Antonio da Silva

Luciano Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 10:55

Oky Eve,

Este CFOP deve ser utilizado somente para operações que não tenham CFOP específico, portanto terá alguns casos, com há Remessa em mostruário que terá o destaque do imposto.

Atenciosamente
Luciano

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 11:37

Bom dia,

Realmente, este CFOP é utilizado para várias operações que não tem CFOP específicos, mas a maioria das operações são de remessa e retorno de mercadorias e prestação de serviços.
Com isso devem ser descritas no campo Natureza da Operação e até em Dados Adicionais qual tipo de operação se refere.
Nas remessas ou retornos são utilizados estes CFOPs 1.949/2.949 nas entradas e tem os CFOPs 5.949/6.949 nas saídas de algumas operações como: emprestimo (nãoé comodato), remessa de mostruário, troca de mercadoria em garantia, entre outras que poderão surgir.

Como já colocado, no caso retorno de mostruario (1949) se destaca icms, claro levando em conta o regime da empresa e a tributação do produto.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 11:20

Boa tarde !
Por exemplo: uma empresa lucro presumido que emite Nf com o cfop 5949/6949(Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado), não deve incidir icms e nem outros tributos, pelo fato do cfop significar "um acompanhamento de uma mercadoria para troca, teste e etc...". Seria esse conceito ou esta errado? Estou com uma empresa que realiza esse procedimento, porem destacando o icms, apesar de estar ciente que esse cfop não destaca nenhum tributo. Existe algum problema o destaque do icms mesmo não podendo? Alguem poderia me ajudar em relação a esse assunto.
Muito obrigado.

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.