x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 20

acessos 112.831

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:31

Tatiana,

Bom dia!!

5.202 6.202 7.202 Devolução de compra para comercialização

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como "Compra para comercialização".

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Luciano Antonio da Silva

Luciano Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:35

Bom dia

Conforme o Mauri informou corretamente os CFOP´s serão os 5.202 6.202 7.202 Devolução de compra para comercialização, caso as vendas sejam com os CFOP´s 5403;5405;6403;6404 as devoluções serão com os CFOP 5411;6411.

Atenciosamente
Luciano

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:36

Bom dia Mauri,

No nosso caso o fornecedor fez a nota com a CFOP 5.102

Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, e nós não comercializamos.

Eu encontrei a CFOP 1.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Será que é correto utilizá-la?

Att

Tatiana Oliveira
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:43

Tatiana entendi errado sua pergunta, por isso estou retornando. Você adquiriu mercadorias com CFOP 5102 e quer fazer devolução? Se é isso o correto é devolver com CFOP 5202.

Skype termy.ferreira
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:44

Tatiana, mas se você esta devolvendo a mercadoria você irá fazer 5.202, o 1.202 é quando você esta recebendo a devolução e vai dar entrada no seu sistema. mas você disse que não comercializa? se for uma compra para Industrialização por exemplo, agora você vai devolver como 5.201 (Devolução de compra para industrialização ou produção rural) porque independente do CFOP que seu fornecedor tirar, você vai classificar de acordo com a sua utilização.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:46

Bom dia.

Obrigada vocês sempre me amparando rs!!

Então eu fiz uma compra e tem a CFOP 5102, mas vou devolver então coloquei 1.202.

Parece que nossa colega Patricia tem o mesmo entendimento que eu.

Obrigada mais uma vez.

Tatiana Oliveira
Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:47

Olá Tatiana,

Veja:

1.202 Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.
Em outras palavras, este código será usado quando vc vender a mercadoria e seu cliente por algum motivo a devolver para sua empresa.
5.202 Devolução de compra para comercialização
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Este CFOP será utilizado para as devoluções de mercadorias que sua empresa comprou mas que resolveu devolver as mesmas para seu fornecedor.
Fonte: Site Contábil

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
Patrícia Machado belinato

Patrícia Machado Belinato

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:50

Tatiana recapitulando...

Somente o CFOP da nota fiscal do seu fornecedor está errado? O produto entregue está correto? Seria para industrialização?
Se caso o produto entregue na sua empresa estiver correto, solicite junto ao seu fornecedor uma carta de correção alterando o CFOP, assim você irá escriturar conforme o CFOP correto (1.101 se for o caso). Mas não esqueça de verificar se os impostos foram destacados corretamente.


Att



WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:52

Tatiana, o modo que descrevi é exatamente o que o colega Glerisson demonstrou acima, como 1.202 seu fornecedor não irá aceitar, já que este código é o que ele teria que usar para retornar a mercadoria como entrada.

Os colegas Termy e Luciano também tem o mesmo entendimento.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 09:57

Tatiana,

Tem que definir qual a finalidade da sua compra, foi para revenda ou para uso/consumo

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 11:16

Gente, fiquei confusa...


A nota do meu fornecedor veio com CFOP 5102 ele me vendeu um suporte para uso e consumo, mas vou devolver...

Eu não efetuei a entrada, estou com a NF da saída dele e devolvendo...

Att,

Tatiana Oliveira
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 11:29

Tatiana, como foi uma compra para uso consumo a devolução é feita no CFOP 5.556 (Devolução de compra de material de uso ou consumo) Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do
estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código 1.556 - Compra de material
para uso ou consumo.


assim será o mais correto no seu caso. este produto não é substituição tributaria né? caso for o CFOP é 5.413

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Patrícia Machado belinato

Patrícia Machado Belinato

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 11:38

Tatiana você tem duas opções:

1ª Para que você faça uma nota de devolução, primeiramente você deverá escriturar a nota do seu fornecedor no seu livro de entrada (somente poderá devolver algo que você tenha recebido), então no seu livro de entrada você deve escriturar a nota fiscal como 1.556 (Aquisição de bem para uso e consumo) e depois emitir a SUA NOTA de Saída como 5.556 Devolução de compra de Material para uso e consumo;

2ª Na entrada da mercadoria na sua empresa, fazer recusa do produto no ato da entrega, descrevendo atrás da nota do seu fornecedor o porque do não recebimento.

Então, caso o produto já esteja em poder da sua empresa você deverá seguir a 1ª opção.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.