x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.564

Nota Fiscal de Industrialização

Eliane Alves

Eliane Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 11:58

Bom Dia....preciso de um help...preciso emitir uma NF da seguinte forma, vou revender um produto e industrializa-lo para a mesma empresa.
Por exemplo:
Vou revender tecido, borracha e plástico (6102)depois, na mesma NF, preciso colocar a industrialização (6124), que é a junção desses itens, transformando-o em "tecido emborrachado".
Estou em SP e meu cliente está no RS.
Eu fiz exatamente como descrevi acima, e a contabilidade não aceitou...como seria a forma correta??

Obrigada

Patrícia Machado belinato

Patrícia Machado Belinato

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 16:11

Boa tarde Eliana, eu procederia da seguinte forma:

Emitiria a nota fiscal de venda 6.102 (Venda de Mercadoria Recebida de terceiros) e enviaria para seu cliente;

Pediria para que seu cliente emitisse uma nota fiscal com o CFOP 6.901 (Remessa para industrialização por encomenda);

Você daria entrada nesta nota fiscal como 2.901 (Entrada para industrialização por encomenda)

Após a industrialização do produto você emitirá a seguinte nota fiscal:

6.902 (Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda)onde este CFOP nada mais é que o retorno da nota fiscal do seu cliente e deverá ser o mesmo valor dos produtos da sua entrada;

Junto com o CFOP citado anteriormente emitir o CFOP 6.124 (Industrialização efetuado por outra empresa) este que, nada mais é que a cobrança do serviço pela industrialização.

Cabe ressaltar que a operação efetuada com o CFOP 6.902 (retorno) somente é fechado com a emissão também do CFOP 6.124, ambos podem ser emitidos na mesma nota fiscal.

Att

Eliane Alves

Eliane Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 16:22

Então Patricia....foi exatamente o que eu pensei...mas acontece assim...eu estou em SP e meu cliente no RS...por exemplo...a NF de venda seria emitida por mim dia 10/09...eles emitiriam no mesmo dia uma de Remessa para Industrialização e no outro dia eu emitira a NF de retorno/cobrança da industrialização...OK?!
Se eu sofrer uma fiscalização como vou explicar ao fiscal que o material, saiu de SP, chegou ao RS, voltou a SP e foi novamente enviado ao RS em uma prazo de 02 dias??....claro...a gente sabe que isso não aconteceu....mas como eu poderia me acobertar de futuras fiscalizações nesse caso??

Patrícia Machado belinato

Patrícia Machado Belinato

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 16:42

Eliane, é um risco que a empresa corre.

Quando efetivamente a mercadoria retornará para seu cliente?

O correto para não chamar a atenção do fisco e a empresa conseguir explicar essa operação caso haja uma fiscalização, é fazer as emissões da notas com um prazo de no mínimo dois dias de diferença uma da outra, agora se a empresa esta com pressa para a emissão das notas você deverá explicar tanto para a sua empresa quanto para seu cliente que é uma operação de risco de fiscalização e que eles tem que estar cientes.
O importante é você se isentar de qualquer responsabilidade.

Att

Eliane Alves

Eliane Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 16:53

Mas não existe uma forma digamos "correta" de se fazer esse procedimento??..eu não posso vender minha matéria prima e industrializá-la para meu cliente??
Não existe alguma coisa que eu possa escrever na NF, alguma observação legal que eu possa colocar na NF para fundamentar essa operação onde na verdade não houve o deslocamento do material??
Desculpa...estou perguntando, porque está acontecendo isso hoje na minha Empresa e realmente não sei como proceder, quero fazer a coisa da forma correta...mesmo que dê um pouco mais de trabalho, mas quero estar resguardada de uma futura fiscalização.

Uesley Silva

Uesley Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Tributário
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 20:14

Caríssimas, Boa noite!

Pelo que estou entendendo, você tem toda matéria prima e vai fazer a transformação para seu cliente, se for isso mesmo, você tem que emitir NF-e de venda de produção do estabelecimento com CFOP: 6101 ou 6401 conforme o caso. A descrição do produto deve ser tecido emborrachado. Conforme você mesma disse.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.