x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 53.206

ANDRE RICARDO VIANA DA SILVA

Andre Ricardo Viana da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 13:57

Cfop, Csosn.


Boa tarde,


Sou contador de uma empresa que compra e revende material contra incêndio,tributada pelo Simples Nacional, gostaria de saber qual Cfop e Csosn devem ser usados para minha compra e minha venda de mercadorias,sendo as compras com e/ou sem substituição tributária, pois fico perdido sem saber se estou usando o código certo de Cfop e Csosn.

Obs: Será que muda também para compra ou revenda pra fora ou para dentro do meu Estado,que nesse caso sou do Rio de Janeiro?

EDUARDO SANTOS MENDONÇA

Eduardo Santos Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 12:25

Bom dia, Sr André


Segue uma pequena orientação sobre o uso do CFOP e do CSOSN.


- Quando efetuar a revenda dentro do Estado sem substituição tributária usar.

CFOP: 5.102 podendo usar o CSOSN 0101 com permissão de crédito ou 0102 sem permissão de crédito quando efetuar a venda para pessoa física ou pessoa jurídica.

- Quando efetuar uma revenda para fora do estado sem substituição tributária usar.

CFOP: 6102 - podendo usar o CSOSN 0101 com permissão de crédito ou 0102 sem permissão de crédito quando efetuar a venda para pessoa física ou pessoa jurídica.

- Quando efetuar uma revenda para dentro do estado com substituição tributária usar.

CFOP: 5405 e o CSOSN 0500.

Quando efetuar uma revenda para fora do estado com substituição tributária usar.

CFOP: 6404 e o CSOSN 0500.

Atenciosamente,


Eduardo

EDUARDO SANTOS MENDONÇA
ASSESSOR FISCAL

E DISSE JESUS: " IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. ( MARCOS 16 15-16) VOCÊ PRECISA CRER EM JESUS.
ANDRE RICARDO VIANA DA SILVA

Andre Ricardo Viana da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 12:43


Eduardo,

Obrigado por responder as minhas duvidas,

Em relação a compra e venda, tenho duvida como lançar ao livro:

1) compro mercadoria com CFOP 6101 para revender, com varias CST as vezes 000 e outras 20 - qual cfop devo lançar no livro , e qual CFOP vai sair quando eu for vender.

2) CFOP 6102 COM CST 100, QUAL CFOP LANÇAR NA ENTRADA, E QUNADO EU VENDER.

3) CFOP 6403, ALGUNS COM CST 010 E OUTRAS 110 - QUAL CFOP LANÇAR NA ENTRADA, E QUNADO EU VENDER

A minha empesa e optante pelo simples nacionaL, será que muda o CSOSN.

obrigado

Andre.

EDUARDO SANTOS MENDONÇA

Eduardo Santos Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 10 setembro 2013 | 17:15

André se você pagar a minha passagem estaria indo ai te ensinar pessoalmente ou caso vc queira vim em São Paulo, estou brincando.

Sua empresa caso sendo do Simples Nacional não se aplica a redução da base de cálculo do ICMS, a não ser que tenha algum sublimite no seu estado para tributação do ICMS dentro do Simples Nacional, nas suas saídas usar as regras já informadas no envio anterior.

As suas entradas serão determinada conforme o destino da mercadoria

Exemplos

A empresa comprou 10 extintores, sabemos que os 10 extintores são para revendas então suas entradas serão 1102 ou 1403 caso tenha substituição.

Caso a empresa compre (caneta) você sabe que ela não vende caneta e que este produto será utilizado para o uso e consumo então você deverá usar o CFOP 1556 ou 1407

Agora sugiro que tenha uma tabela de CFOP para saber como classificar os seus produtos.

EDUARDO SANTOS MENDONÇA
ASSESSOR FISCAL

E DISSE JESUS: " IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. ( MARCOS 16 15-16) VOCÊ PRECISA CRER EM JESUS.
ANDRE RICARDO VIANA DA SILVA

Andre Ricardo Viana da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 21 setembro 2013 | 08:40

Bom dia,

Eduardo Santos

Mais uma vez preciso de sua Ajuda, tenho uma empesa de comercio de sucatas metalicos e residuos (ferro,aluminio, chumbo, cobre , metal e plastico) , quando eu compro dos catadores na porta da loja eu uso o CFOP 1.102 e CSOSN (qual devo usar 400 ou 900 ) ja que a empresa e do simples nacional e quando vendo para outra empresa comercializar ou indust. vendo com CFOP 5102 e CSOSN ( 101 ou 102).

Obrigado.

Pois aqui no Rio de Janeiro, os contadores que tiro duvida não me responde claramente.

EDUARDO SANTOS MENDONÇA

Eduardo Santos Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Domingo | 29 setembro 2013 | 15:21

Sr. André

Boa tarde,


Oriento que você faça uma consulta ao fisco ou veja a legislação do ICMS do RJ, pois como aqui em São Paulo o ICMS na compra ou venda de Sucatas tem o diferimento.

Eu acredito no meu ver que você deve usar o 0400.


EDUARDO SANTOS MENDONÇA
ASSESSOR FISCAL

E DISSE JESUS: " IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. ( MARCOS 16 15-16) VOCÊ PRECISA CRER EM JESUS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.