x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 8.000

Emissão correta de NF-e (MEI e-commerce)

Marcelo de Oliveira Paula

Marcelo de Oliveira Paula

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 11:44

Bom dia !

Atualmente sou MEI,

Código da Atividade Principal = 47.89-0/01

Descrição da Atividade Principal

Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos

Código da Atividade Secundária

Descrição da Atividade Secundária
1) 47.81-4/00 = Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
2) 47.89-0/99 = Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
3) 47.13-0/02 = Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines


E estou prestes a colocar no ar uma loja virtual, já terminei o desenvolvimento, comprei Certificado digital, me credenciei para NF-e para ter praticidade e evitar problemas, cadastrei os produtos no programa emissor.

Para ficar bem claro a pergunta, meu cenário funcionará da seguinte forma.

- As vendas terão como foco, usuário final, mas também abrangindo a possibilidade de vendas para pessoas jurídicas.

- Os produtos serão entregues via Transportadoras, no caso, como principal, os correios.

- Os princípais produtos até o momento são de NCM 42023900

Origem = "0 - Nacional"

CST = 103



Está tudo pronto, agora estou no momento dos testes práticos de venda, e apareceu as seguintes dúvidas na emissão de NF-e.

1ª) CFOP a ser utilizado.

- Venda dentro do estado, o CFOP deste caso seria "5.102" ?

- Venda fora do estado, o CFOP deste caso seria "6.102" ?

- No caso de vender para pessoa jurídica, muda as duas situações e códigos acima ?

2º) CST , pelo que eu dei uma pesquisada, na parte de informações dos produtos na NF-e, o unico campo que eu tenho que mudar no caso, seria o "CFOP", o CST só preciso copiar da NF-e de compra correto ? Ou eu tenho que alterar também, dependendo da situação ?

3º) Existe outros campos que eu também devo ficar atento na emissão deste caso ?


Obrigado pela atenção, no aguardo...

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:49

Marcelo
Boa tarde

Segue comenáarios

1ª) CFOP a ser utilizado.

- Venda dentro do estado, o CFOP deste caso seria "5.102" ?

- Venda fora do estado, o CFOP deste caso seria "6.102" ?

- No caso de vender para pessoa jurídica, muda as duas situações e códigos acima ?

Os códigos estão corretos e são os mesmos para pessoa fisica e jurídica

2º) CST , pelo que eu dei uma pesquisada, na parte de informações dos produtos na NF-e, o unico campo que eu tenho que mudar no caso, seria o "CFOP", o CST só preciso copiar da NF-e de compra correto ? Ou eu tenho que alterar também, dependendo da situação ?

Como MEI vc deverá informar o 103, por enquanto não há alterações.

3º) Existe outros campos que eu também devo ficar atento na emissão deste caso ?

Há campos que são obrigatórios no sistema que vc deve observar o preenchimento (na validação o próprio programa indica).


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.