x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 513

devolução de nota fiscal

crisme da costa ferreira

Crisme da Costa Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 10:28

Bom dia colegas.

Estou com sérias duvidas sobre nota fiscal eletrônica um cliente não aceitou uma nota fiscal por motivo da mercadoria entregue não ser a mercadoria comprada. Pelo que me passaram para o cliente me devolver teria que nós fazermos uma nota de devolução sendo com cfop 1202 sendo que li desse cfop foi o seguinte:
Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.

qual seria o procedimento para tal devolução?

Grato a todos os colaboradores


Crisme Ferreira

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 10:40

Bom dia,

Se seu cliente recusou no ato da entrega, o destinatário ou o transportador deverá fazer declaração deste fato, com data e assinatura, no verso da NFe.

E vc emite uma nota com CFOP de Entrada ou seja com o "CFOP 1201/2201 ou 1202/2202 - Devolução de mercadoria, anexa esta nota de devolução com a de saida e registra no Livro de Entradas.
Portanto o correto é preencher com os dados do REMETENTE, sendo que essa NF de entrada deve ser com os mesmos dados da saida ou seja deve ser o "espelho" da nota fiscal de vendas.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.