x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.712

Nota fiscal de transporte para MEI

Edélza Silva de Lima Paixão

Edélza Silva de Lima Paixão

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 15 setembro 2013 | 20:50

Costureira inscrita no MEI que presta serviços para fábrica de roupas. Quando ela retira as roupas para costurá-las a fábrica emite a nota fiscal de saída de mercadorias. Mas quando a costureira retorna com as mesmas roupas costuradas, a fábrica exigiu que ela emitisse nota fiscal de transporte de mercadorias. Isto procede? Ela como MEI teria que emitir esta nota ou a fábrica que emite uma nota fiscal de entrada do produto transformado? Obs. costureira e fábrica da capital de são paulo.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 08:12

Edélza Silva de Lima Paixão
Bom dia

Acredito que seu cliente MEI tenha recebido uma nota Fiscal com CFOP 5.901 - Remessa de Mercadoria para Industrialização.

Quando findo o processo, o MEI deverá retornar a mercadoria, com a CFOP 5.902 - Retorno de Mercadoria Enviada para Industrialização.

Logo efetuará a cobrança pelos serviços prestados, do qual utilizará CFOP 5.124 - Cobrança de Mercadoria Industrializada.

Pela sua mensagem, foi este o meu entendimento da operação.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Edélza Silva de Lima Paixão

Edélza Silva de Lima Paixão

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 11:24

Bom dia Paulo R. Schafer, obrigada pela atenção. Esta costureira é MEI e não tem inscrição estadual. Ela é prestadora de serviços. Neste caso ela terá que proceder a inscrição estadual somente para emitir esta NF de simples remessa das roupas que costurou para a fábrica cliente dela? Ela executa o beneficiamento apenas, trabalha em sua residência. Quando as peças saem da fábrica para ela vem acompanhada desta NF de simples remessa para beneficiamento. Mas quando retorna para a fábrica, esta exigiu da costureira esta NF. Desculpe-me se não estou sendo clara.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.