x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.092

NCM para cadastro de produto

Leopoldo de Miranda

Leopoldo de Miranda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 08:37

Bom dia pessoal.

Meu caso é o seguinte:
Tenho uma empresa que importa partes de acessórios para ar condicionada de veículos.
O que está me acontecendo é que estou com algumas dúvidas com relação a classificação fiscal do produtos (NCM), temos um empresa que faz todo o processo de importação, que fica responsável pale preenchimento da D.I. o que está ocorrendo é que na DI a NCM está vindo com está classificação. 8414.10.00 que na TIPI quer dizer BOMBAS De VÁCUO, mais esse produto não é exatamente uma bomba de vácuo, e o nome comercial que irei usar para essa produto será de RECOLHEDORA DE GAS, será que alguém poderia me informar se tem uma outra classificação que eu possa conferir para ver em qual situação esse produto pode ser encaixado.

Juber Roberto

Juber Roberto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 17:24

Boa tarde, Leopoldo de Miranda!

Segreguemos os assuntos:

1) A consulta de NCM´s válidos e atualizados pode ser realizada no endereço www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp ;

2) Como se trata de uma importadora, é provável que o caso seja semelhante ao que acontece em minha empresa, comércio varejista de autopeças: compramos itens de uma importadora que são similares a produtos nacionais, e que no processo de nacionalização são destacados com NCM´s que normalmente são da mesma família dos produtos nacionais, mas com especificação diferente. Exemplo: a indústria nacional me vende amortecedores com NCM 8708.80.00 (específico de amortecedores para veículos automotores) e a importadora me vende o similar utilizando o NCM 8708.99.90 (genérico, de texto "outras partes e acessórios para veículos automotores"). Ambos têm a mesma tributação tanto federal quanto estadual, mas mantenho no meu cadastro do produto no sistema de vendas o NCM 8708.80.00 por ser mais específico para o produto que vou comercializar. Claro, se o NCM destacado for claramente divergente do tipo de produto que você está recebendo, deve-se requisitar Carta de Correção Eletrônica (CC-e) com o NCM correto ou pelo menos mais lógico;

3) Independente do NCM/SH na TIPI, o produto não necessita seguir religiosamente a descrição do NCM. Exemplo: tenho dentre meus produtos de NCM 8708.30.90 - Outros freios e partes para veículos automotores - produtos com descrição "freio", "tambor de freio", "sapata de freio", "aranha de freio", "flexível freio", etc., todos no mesmo NCM. Logo, desde que siga a lógica de não haver um NCM em específico e não haver uma discrepância infundada, não vejo necessidade de seguir à risca a descrição do NCM na descrição do produto.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Juber Roberto

Juber Roberto
CRC/GO 024.526/O-7
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.