x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 725

Cupom fiscal restaurante

Sumaya

Sumaya

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:21

Caros, colegas

Sou nova na área fiscal e gostaria de tirar uma dúvida: Tenho um cliente que é restaurante, optante pelo SIMPLES e enquadrado como EPP, que tem a obrigação de emitir CUPOM FISCAL.Como faço a escrituração fiscal destes cupons?

No aguardo,
Sumaya

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:33

Boa tarde Sumaya,

Solicite ao seu cliente, todos as Reduções Z, Leitura X, Leitura da Memória Fiscal e arquivos ECF do período.

SE seu sistema de escrituração fiscal importar arquivos de ECF, use-os para lançamento, os arquivos de ECF é exatamente igual a Redução Z, ou seja, o que tem no arquivo tem na Redução Z.

Se não conseguir os arquivos, o que é imprescindível, pois é com eles que se entrega a REDF. Use as Reduções Z.Assim considere:

DATA: a que constar na parte " movimento do dia xx/xx/xxxx
Nº : o que constar em Nº da Redução Z
valor contábil: o valor que constar no campo " Valor Líquido"
Desconto/ cancelamento: o que tiver registrado da redução. Veja se seu sistema tem campos próprios para esses dados. Se não tiver, informar no campo observações. Se tiver o campo desconto e não tiver campo cancelamento, o valor do cancelamento deve ser informado no campo observações.

Os valores que tiver lançado na parte de ICMS 18%, lembrando que essa é a alíquota já que a operação é com consumidor final, deve ser registrada com CFOP 5.102 ou 5.101.
os valores que tiver na parte de F1- são produtos na ST, e devem ser lançados com CFOP 5.405.

Na leitura da Memoria Fiscal, na parte final tem o campo de Totalizados geral, lá tem informado a venda bruta do mês, os descontos e os cancelamentos e a Venda Líquida do mês, esse valor é a receita do período para tributação.

Att,

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.