x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 796

Retorno de Conserto (Produto diferente do enviado)

Thiago Souza

Thiago Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 00:15

Boa tarde,

Tenho uma questão na empresa que eu trabalho que não estou conseguindo solucionar. É o seguinte...

Somos empresa do ramo de varejo e sempre que temos uma mercadoria que está exposta para venda que apresenta defeito, enviamos a mesma para a devida assistência técnica com CFOP 5915/6915 e normalmente a mercadoria é consertada e recebemos a mesma com uma nota de retorno (CFOP 5916/6916).

Até aí, tudo ok. A questão é que eventualmente, por motivos variados, a mercadoria retornada do conserto é diferente daquela que foi originalmente enviada. Nós enviamos uma referência e volta outra no lugar.

Como dar entrada no nosso estoque nesta situação? Como seria o procedimento fiscal para fazermos as coisas corretamente? Apreciaria bastante se pudessem fornecer orientação.

Obrigado!

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 00:33

Thiago Souza,

A situação apresentada é um tanto incomum.
O correto é a devolução das mesmas mercadorias reparadas e não mercadorias diferentes para substituir as que foram enviadas para conserto.
No caso específico seria ideal devolução por defeito e ponto final.
A Duplicata/Fatura seria paga com o desconto do material devolvido.

Caso o fornecedor envie outra mercadoria em substituição a devolvida, deverá emitir nota de venda normalmente.

Acredito que esta seria a forma correta para solucionar o problema.

Espero ter ajudado.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.