x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 43.735

CCM - Nota Fiscal x RPA

Daniella Monteiro

Daniella Monteiro

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 12 julho 2006 | 11:05

Sou professora de idiomas e me cadastrei no CCM. Perguntei o que precisaria para emitir nota/ recibo. Solicitaram que eu comprasse o livro modelo 57. Porém gostaria de saber se preciso emitir nota fiscal ou posso emitir RPA. Qual é mais vantajoso e paga menos impostos? Agora que tenho esse livro modelo 57 tenho obrigação de emitir nota fiscal ou posso emitir RPA?
Outra dúvida é a respeito da inscrição no INSS, trabalhei com registro em carteira há muitos anos atrás, portanto devo ter algum registro. Posso usar esse mesmo ou tenho que fazer uma nova inscrição? Obrigada.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 18 anos Quinta-Feira | 13 julho 2006 | 09:42

Daniella, o RPA não substitui a Nota Fiscal, mas mesmo emitindo o RPA você deverá pagar os mesmos tributos da NF
Exemplo: emissão de NF ou RPA para Pessoa Física
R$ 5.000,00
ISS = 5.000,00 x 5%(1) = 250,00
INSS = 2.801,56(2) x 20% = 560,31 (pagar GPS codigo 1007)

Exemplo2: emissão de NF ou RPA para Pessoa jurídica
R$ 5.000,00
ISS = 5.000,00 x 5%(1) = 250,00
INSS = 2.801,56(2) x 11% = 308,17 (valor deve ser recolhido pelo Tomador de serviço e seu PIS informado na GFIP do tomador)

(1) = Verificar aliquota na prefeitura
(2) = Limite da Contribuição Previdenciária
Sobre seu numero de inscrição no INSS pode continuar utilizando o mesmo numero, mas sugiro que faça uma visita ao inss para verificar sua situação previdenciária.

Espero ter ajudado

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)