x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 43.735

CCM - Nota Fiscal x RPA

Daniella Monteiro

Daniella Monteiro

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 12 julho 2006 | 11:05

Sou professora de idiomas e me cadastrei no CCM. Perguntei o que precisaria para emitir nota/ recibo. Solicitaram que eu comprasse o livro modelo 57. Porém gostaria de saber se preciso emitir nota fiscal ou posso emitir RPA. Qual é mais vantajoso e paga menos impostos? Agora que tenho esse livro modelo 57 tenho obrigação de emitir nota fiscal ou posso emitir RPA?
Outra dúvida é a respeito da inscrição no INSS, trabalhei com registro em carteira há muitos anos atrás, portanto devo ter algum registro. Posso usar esse mesmo ou tenho que fazer uma nova inscrição? Obrigada.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 18 anos Quinta-Feira | 13 julho 2006 | 09:42

Daniella, o RPA não substitui a Nota Fiscal, mas mesmo emitindo o RPA você deverá pagar os mesmos tributos da NF
Exemplo: emissão de NF ou RPA para Pessoa Física
R$ 5.000,00
ISS = 5.000,00 x 5%(1) = 250,00
INSS = 2.801,56(2) x 20% = 560,31 (pagar GPS codigo 1007)

Exemplo2: emissão de NF ou RPA para Pessoa jurídica
R$ 5.000,00
ISS = 5.000,00 x 5%(1) = 250,00
INSS = 2.801,56(2) x 11% = 308,17 (valor deve ser recolhido pelo Tomador de serviço e seu PIS informado na GFIP do tomador)

(1) = Verificar aliquota na prefeitura
(2) = Limite da Contribuição Previdenciária
Sobre seu numero de inscrição no INSS pode continuar utilizando o mesmo numero, mas sugiro que faça uma visita ao inss para verificar sua situação previdenciária.

Espero ter ajudado

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 12:30

Bom dia Rogerio!

Achei super esclarecedor o seu exemplo acima, porém no meu caso que recolho o ISS através de um valor fixo anual, haveria também essa retenção na nota?

Porque essa diferença do INSS? Para PF é 20% e para PJ é 11%?

Quando a nota/RPA for para pessoa física eu mesma devo recolher a GPS?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 13:55

daniela,
a partir de jan/2009 o prestador de serviços autonômos,dependendo do código de serviço, estão isentos de iss. qual o código de serviço que consta no seu ccm?
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 17:23

na emissão de um RPA para outra pessoa física é necessário retenção dos impostos? por exemplo INSS

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
lucila passos ferreira

Lucila Passos Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 11:27

bom dia!!

gostaria de uma ajuda, p/fvr.

tenho que emitir um RPA para uma empresa.
gostaria de saber se PJ pode emitir RPA para outra PJ para pagamento de serviço.

valor 2.500,00

o que devo reter, se puderem me ajudar, helppppppppppppp!!

Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 11:39

Bom dia Lucila,

Não há possibilidade, pois o RPA, como o nome já diz ( Recibo de pagamento de Autônomo ), quem emite é a Pessoa Física...

Neste caso deverá ser emitido uma Nota Fiscal.

Abraço!

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 12:15

Sobre a Nota Fiscal: creio que esteja correto, pois não sei sua atividade para que eu saiba os percentuais do IRPJ e CSLL, quanto o resto esta correto. Sobre o ISS em alguns casos deve ser retido, não sei dizer se é seu caso, melhor era ver a legislação de seu município.

Quanto a RPA a retenção do INSS é 11%, respeitando o teto mensal, o ISS vc tbém deve reter na alíquota de seu município e o IR vc deverá seguir a tabela de IRRF de pessoa física.

Abraço

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
patricia lavecchia

Patricia Lavecchia

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 18:25

Amigos gostaria de um auxilio, sou prestadora de serviço e revenda varejista em osasco, tenho CNPJ, IE e IM, sou simples nacional.
Meu cliente está pedindo o nº CCM.... esse deverá ter 8 digitos.

Ele fez uma consulta na prefeitura de são paulo e deu errado

Como faço para saber se tenho esse numero?
Ele não deveria consultar na prefeitura de osasco?

Aguardo um retorno
Obrigada

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 09:27

patricia,
será que não seria o ncm que é a classif.fiscal dos produtos de 8 digitos?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
RAFAEL FRANCISCO NEVES SILVA

Rafael Francisco Neves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 17:40

Prezados,


Estou quebrando a cabeça, se puderem ajudar, agradeço.

Quem deve ser pago por RPA? Todo serviço prestado deve ser pago por RPA e sofrer as retenções quando houverem?

As explicações que encontro parecem se relacionar apenas a pagar com RPA aquelas pessoas que tem um vínculo com uma empresa, mas não empregatício.

Por exemplo, se chamar um eletricista para trocar uma lâmpada na empresa e me cobrar R$ 100,00 terei de dar um RPA para ele e reter 11% e pagar 20% de INSS?

Ou uma costureira que ficar 2 dias confeccionando roupa para o carnaval, paga-se R$ 500,00 para ela e vai receber por RPA? Mesmo que não tenha inscrição de Prefeitura?

E quando se usa um simples Recibo de Prestação de Serviços?

Obrigado.
Rafael Neves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.