x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 849

Aproveitamento de ICMS de empresas do Simples

Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 10:08

Boa dia a todos

Uma duvida... Uma vez que o credito de ICMS da empresa do simples vem destacado na nota , como devo proceder a escrituração no livro de entrada para aproveitar o crédito?

- Lanço o credito como se fosse de uma empresa Normal no livro de entrada ou lanço em "Outros Créditos" no Livro de Apuração do ICMS?

Alguem conhece o procedimento mais indicado?

obrigado

Grato,

Bruno Delolo.
Bruno Delolo

Bruno Delolo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 09:23

Salvador Cândido Brandão

Se não me engano esse procedimento que você descreveu é feito no estado do RJ.

Em SP as informações que obtive foram as seguintes.

ESCRITURAÇÃO

As notas fiscais de entradas das mercadorias adquiridas de contribuintes optantes Simples nacional por contribuintes do regime periódico de apuração, serão escrituradas normalmente no livro Registro de Entradas, nas colunas “Valor contábil e Outras”, sem direito ao crédito do ICMS.

Em razão do Decreto 54.136/2009, mencionar a indicação do aproveitamento de crédito no artigo 63, do RICMS/SP que dispõe dos “Outros créditos”, e a nota fiscal não conter o destaque do ICMS nos campos próprios, poderemos considerar o aproveitamento do crédito do ICMS, no campo “Outros créditos” do livro Registro de Apuração do ICMS, englobando todas as aquisições do mês, podendo adotar um relatório auxiliar com os dados da nota fiscal para composição dos valores mencionados no referido campo.

O que eu não sei é o código subitem que deve ser informado na GIA, pois no sped é lançado esses créditos no E111, pois parece que o sistema gera erros com essas alíquotas diferentes estando destacados, e penso que o sped e a GIA devem andar juntos para não haver divergências no cruzamentos destas informações.

Dêem uma olhada na pergunta numero 5 do registro C100 achei bem útil.

clique aqui
Caso alguém conheça mais sobre esse assunto nos de sua contribuição o fórum agradece.
Obrigado.

Grato,

Bruno Delolo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.