x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.148

Nota Fiscal Eletrônica

Elisangela dos Santos Silva Fleury

Elisangela dos Santos Silva Fleury

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 23:25

Armazenamento da Nota Fiscal Eletrônica (XML)
Olá Pessoal,
Sou formada em contábeis e estou terminando minha segunda graduação, no curso de Informática para Negócios. Para o meu trabalho que conclusão de curso, estou tentando defender minha tese referente ao armazenamento do Arquivo XML. Na empresa em que trabalho a maioria dos fornecedores não enviam o arquivo xml, nem antes de enviar a mercadoria e nem depois. Para armazenar esse arquivo xml, entramos no site da NFe e baixamos por lá.
Para continuar com o meu TCC, gostaria de saber como as empresas estão armazenando esses arquivos?Quais as dificuldades encontrada? Se contrataram algum serviço especializado de armazenagem.
Obrigada!

Douglas Oliveira Peixoto

Douglas Oliveira Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 07:28

Elisangela bom dia, o que acontece geralmente é que as empresas não se preocupam com o armazenamento deste arquivo, e muitas das vezes preocupam somente com os xml de nfe emitidas por eles. No nosso escritório fizemos a proposta para os clientes que é a seguinte: todos tem utilizam certificado digital tipo A1, assim temos uma cópia do certificado deles no escritório, e fazemos o download do xml pelo portal da nfe. Outra situação é os clientes que utilizam o sistema gratuito de emissão de nfe, eles geram um backup do sistema uma vez por mês e nos encaminham e por e-mail, e por ele conseguimos obter uma cópia dos xml emitidos, e fica fácil organizar os arquivos, já que o arquivo backup é gerado desta maneira: NFEOculto.zip sendo que neste arquivo informa o ano, mês, dia e hora e minuto da geração do arquivo.

GRAZIELLY TEIXEIRA DE FRANÇA

Grazielly Teixeira de França

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 08:53

"Outra situação é os clientes que utilizam o sistema gratuito de emissão de nfe, eles geram um backup do sistema uma vez por mês e nos encaminham e por e-mail, e por ele conseguimos obter uma cópia dos xml emitidos, e fica fácil organizar os arquivos, já que o arquivo backup é gerado desta maneira: NFEOculto.zip sendo que neste arquivo informa o ano, mês, dia e hora e minuto da geração do arquivo."

Também procedo da mesma maneira. As empresas não tem o habito de guardarem o XML.

Elisangela dos Santos Silva Fleury

Elisangela dos Santos Silva Fleury

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 10:47

Obrigada Douglas e Grazielly! Então o procedimento é o mesmo que utilizo para as NFs de entrada. Vi na internet alguns sites que fazem o armazenamento e o gerenciamento dos arquivos xml, com um custo baixo. Mas infelizmente as empresas ainda não focam no armazenamento dos xml de entrada, mesmo estando na legislação.Agradeço novamente!!!

Daniel Constantino de Oliveira

Daniel Constantino de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Chefe Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 11:14

Elisangela,

Essa questão do armazenamento do arquivo XML é um problema muito recorrente atualmente. A legislação federal e estadual determina como sendo obrigatório o arquivo eletrônico das notas fiscais, é determinado também que as empresas emissoras de NF-e devem disponibilizar o acesso a NF-e por meio eletrônico, todavia essa "cultura" de informações eletrônicas ainda não está consolidada, dessa forma, as empresas e principalmente os escritórios contábeis tem como única opção fazer a sua parte para se prevenir, dessa forma corremos atrás das informações, fazendo downloads dos arquivos no sites da RFB, arquivando os documentos eletrônicos nos escritórios, etc.


Daniel Oliveira

Consultor Fiscal
Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 11:22

Olá Carlos Eduardo,

A maioria dos softwares de escrita fiscal já contam com a ferramenta para a importação de arquivos xml ou txt, facilitando as rotinas de escrituração fiscal. Basta fazer o download do arquivo xml no site da nfe e importar arquivo para o sistema.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.