x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.138

Aliquota 4% icms

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 16:09

Boa tarde a todos!

Gostaria que sanassem um dúvida por favor:

Minha empresa é uma indústria de maquinas produtora de sorvetes (NCM 84186910). Ela adquira no mercado nacional compressores (NCM 84143019) e esta mercadoria é IMPORTADA,portanto vem com ICMS de 4% (quatro por cento) e para nós esta mercadoria é matéria prima, que passa por um processo de transformação/industrialização, como por exemplo, soldagem, antes de ser colocado nas maquinas que produzimos. As minhas perguntas são as seguintes:

a) pelo fato de estes compressores passarem por um processo transformação/industrialização e ser importado, ao calcularmos o seu conteúdo de importação e o resultado for superior a 40% (quarenta por cento), ao realizarmos uma operação interestadual de nossas máquinas, deveremos destacar na nossa nota fiscal o ICMS de 4% (quatro por cento), certo?
b) para cálculo do conteúdo de importação destes compressores, por ter sido adquirido no mercado nacional, o valor da parcela importada, será o valor do produto da nota fiscal que compramos estes compressores deduzidos do ICMS e IPI?
c) neste caso, em que os compressores passam por processo de transformação/industrialização, temos que preencher a FCI? Ela é única? quando deverá ser preenchida novamente? quais os critérios para preenchimento da FCI?

Preciso que alguém me ajude nestas questões o quanto antes, pois preciso orientá-los quando a estas questões antes de emitirmos nossas notas fiscais e o faturamento da nossa empresa emitimos em média umas 30 notas por dia e o nosso movimento diário esta parado em virtude destas questões e dúvidas que ainda não consegui saná-las.

Por favor me ajudem

obrigada

Adriana Diniz Braga

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 18:07

Se o compressor integra uma nova máquina, ele desaparece como bem individual.

Ele (compressor) deve representar uma parcela pequena em relação ao todo.

Assim, não há oque informar na FIC.

A NF a ser emitida será de uma máquina com classificação fiscal e alíquota diferentes.

Se não for isso voltaremos para as questões levantadas



ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 08:39

Obrigada Salvador, mas minhas dúvidas ainda persistem pois estou obtendo respostas divergentes. Por exemplo o pessoal da área tributária me deu resposta positiva em todos os meus argumentos.

Alguém mais do Fórum pode me dar opinião a respeito deste assunto?

Aguardo retorno

Adriana Diniz Braga

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.