x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 882

Retenção ou não do ISS

Eduardo

Eduardo

Iniciante DIVISÃO 4, Programador(a)
há 10 anos Domingo | 20 outubro 2013 | 11:43

Olá Amigos tudo bem .. meu nome é Eduardo sou desenvolvedor de Sistemas e estou desenvolvendo aplicativo para envio de NFSe para prefeitura de Maringá PR.. bom estou com uma certa dúvida em relação a retenção ISS andei lendo vários manuais e como não sou contador não consegui ter uma reposta conclusiva sobre a retenção ou não retenção do ISS.. Fiz uns testes no ambiente de teste do portal aqui da minha cidade... e percebi o seguinte . quando o Responsável pela retenção é o Tomador no XML é gerado uma Tag issRetido como "retenção" e o responsável é o Tomador... porém quando coloco como responsável o Prestador a Tag issRetido fica como normal e o responsável é logicamente o prestador.. Também fiz outro teste gerei uma NFse em que o local do serviço é diferente do (Prestador ou Filial) seguiu a mesma regra pelo Portal .. Se tomador . issRetido como retenção responsável Tomador .. se Prestador issRetido como normal e reponsável prestador.. ai vem a dúvida conversando com um contador informalmente ele disse que a retenção pelo prestador ou tomador depende do tipo do serviço prestado ..não sei se no caso Item da Lista de Serviços o que deixou meio confuso devido a como o portal gera as NFSes .. ai vem a pergunta como seria a maneira correta de saber quando ocorre a retenção ou não ? desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.