x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 530

Registro de apuração do ICMS

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 08:29

Bom dia a todos.

Estou fazendo pela primeira vez o registro de apuração do ICMS, uma dúvida.

Tenho alguns produtos para uso e consumo os quais tenho quew fazer o diferencial de aliquota por serem comprados fora do estado de SP.

Minha dúvida é a seguinte, alguns desses produtos já tiveram seus diferenciais antecipados pelo fornecedor, no registro terei que colocar na na coluna "outros" no débito eu coloco o valor total do diferencial a recolher, e na coluna "outros" em crédito eu coloco o valor ja recolhido pelos fornecedores?

Ou não precisa colocar os dois, coloco somente o diferencial descontado o ja recolhido?

Obrigado.

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 12:00

Pedro,

Se o valor já foi retido e recolhido pelo fornecedor não há o que se falar em diferencial de alíquotas, salvo se, o mesmo fez a menor, nesse caso terá que fazer o complemento. Como a mercadoria é para consumo, não terá direito a nenhum crédito fiscal.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 14:23

Olá Lucas, obrigado pela resposta.

Mas minha dúvida se diz respeito ao Registro de Apuração do ICMS, se eu devo colocar o valor devido e o recolhido no registro, ou somente o valor que está faltando fazer o diferencial.

Por ex:

Débitos
Entradas fora do estado: 1000,00 (diferencial total)

Créditos
Entrada fora do estado: 600,00 (diferencial reclhido pelo fornecedor)

ou se é só colocar

Débitos
Entrada fora do estado: 400,00
Dai nesse caso somente colocaria o restante faltante, ou será que tenho que mencionar os dois no registro? tanto total como o recolhido pelo fornecedor como esta acima.

Obrigadfo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.