x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 3.648

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 16:05

Boa tarde, preciso de uma ajuda.

Estou salvando os arquivos xml das notas de entrada em um diretório.

Preciso saber como lidar com eles? oque devo fazer? se por acaso a fiscalização chegar na empresa como devo apresentálos aos fiscais? é só gravar num pen drive? preciso de uma explicação por favor.

Aguardo e obrigado.

Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:29

Pedro, bom dia,

Guarde os arquivos como você já está fazendo.

Sobre a forma que o fiscal irá solicitar, vai depender dele. Pode ser que ele solicite os arquivos no pendrive, ou os DANFES impressos.

Tenha seu backup e fique tranquilo.

Boa sorte.

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:33

Pedro, aqui eu guardo em pastas divididas por meses e ano, cada xml na pasta do seu respectivo mês, você pode também renomear o xml com nome do fornecedor, data e nº da nota por exemplo, vi este modelo em um curso, o pessoal lá deu essa sugestão.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 14:49

Pedro, a dica do Gian é muito válida, pois sem um backup regular você corre o risco de perder estes dados e no momento de uma fiscalização não ter o que apresentar. existem muitas opções de armazenamento em nuvem, veja se o seu provedor dos softwares não oferece este serviço.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 15:15

Entendi, mas por exemplo se o fiscal vier aqui oque ele ira pedir será algo do tipo "preciso de todos os xml emitidos em tal perído" dai e só eu gravar num dvd e entregar para eles todos esses arquivos xml?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 15:44

Pedro, nenhum cliente nosso já sofreu alguma fiscalização desta forma, mas em diversos cursos sobre o assunto foi dito que o fiscal chega com um notebook e quase não coloca mais a mão em papel, ele vai pedir os xml's de um certo período, eles possuem softwares que fazem um tipo de "rastreamento" e o software praticamente faz a fiscalização. quanto a eles pedirem isso em um dvd por exemplo como citou, eu não ouvi nada ainda.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Leandro Redivo

Leandro Redivo

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Comercial
há 10 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 01:46

Se me permitem pegar carona, gostaria de tirar ainda uma duvida quanto a XML's existe alguma lei que me obriga a validar os xmls que recebo, caso não o faça, quais as implicações disso, e quando recebo uma nfe (danfe) por e-mail e não vem o xml no e-mail e eu não o cobro do fornecedor, isso pode acarretar em alguma punição ou multa para mim?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 12:19

Leandro,

se sua empresa é obrigada a emissão de NFe você deve possuir os arquivos XML referentes a suas notas de entrada. Se você não é obrigado a emitir nota fiscal eletrônica então a DANFE basta.

Quando você não tem o XML você não tem nota fiscal. A nota fiscal eletrônica é de existência exclusivamente digital. Um fiscal nunca poderá exigir as DANFEs de quem é obrigado a emitir NFe.

A DANFE somente serve como instrumento para facilitar a visualização da nota e para acompanhar o transporte de marcadorias.

Você pode baixar, no prazo de 120 dias, no site do ministério da fazenda, os XMLs de suas nota de entrada. Basta ter a certificação digital de sua empresa e a chave da nota em questão.

Leandro Redivo

Leandro Redivo

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Comercial
há 10 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 15:37

E quanto a validação, compro sempre dos mesmos distribuidores, e as vezes acho desnecessário fazer sempre a validação, mas, suponhamos que eu valide e dê algum erro, devo rejeitar ou devolver a mercadoria?

Dar entrada em nfe, s com algum invalidas pode dar algum problema para a empresa compradora?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Sábado | 2 novembro 2013 | 17:05

Leonardo,

o problema maior é pra quem remeteu a mercadoria. Mas pra quem recebe pode dar problema também. Pode ser gerada uma multa por dar entrada em mercadoria sem a nota fiscal. O valor da multa irá variar de estado para estado, mas, de uma forma geral, se a nota fisal não for valida você terá em seu estoque mercadorias sem nota fiscal.

Imagine, como você pode vender algo que nunca comprou? Este é um tipo de inconsistência que pode ser gerada em seu SINTEGRA, SPED, livro de inventário etc.

att.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.