x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 944

Registro de Apuração do ICMS

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 16:35

Boa tarde, após efetuar o Registro de Apuração do ICMS oque devo fazer com ele? Gerei a Gare é ja foi pago, dai depois eu tenho que guarda-lo? ou não há necessidade?

Obrigado.

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 11:29

Daniella bom dia, sou novo na área e estou fazendo pela primeira vez, eu apurei o Livro de Registro de Apuração de ICMS e gerei a GARE para pagamento, e agora? eu devo pagar e fazer a GIA é isso? A GIA tem que ter o mesmo código da GARE é isso? qual seria esse código pode me informar?

Obrigado.

Daniella Barreto de Melo

Daniella Barreto de Melo

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 17:31

Vamos lá, Pedro.
Primeiro você faz os lançamento entrada e saídas, depois apura o registro do ICMS que nada mais é que o resumo do montante de compras e vendas, na apuração da entrada você se credito do ICMS e na saída se debita, como diz que deu uma gare para pagar, você fez correto em recolhe-la, se a sua empresa for RPA o codigo de apuração da gare é 046-2, a GIA é o envio das informações para o Fisco, pois sem enviar está não há como identificar o pagamento da gare.
Você precisa entrar no site do Posto Fiscal e fazer o download do Programa da Gia, instalar ele na sua máquina e preencher os valores do livro do registro de apuração do ICMS, você apurou manualmente ou fez em um programa, pois caso tenha feito em um programa existe a possibilidade de importação, depois de preencher os valores, o resumo desta apuração tem que ser exatamente o valor recolhido da GARE, para enviar para o Posto você precisará de uma senha, está pode ser a do contador ou uma própria que é emitida no Posto da jurisdição.
Qualquer dúvida estou a disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.