x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 2.885

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:06

Bom dia.

Preciso de uma ajuda referente ao NCM.

Estou entrando em contato com o desenvolvedor do nosso sistema para que as notas de entrada não precise ser lançadas manualmente, e no caso, apenas batendo o leitor de códigos na chave de acesso o sistema captura os dados do portal da NFE e ja traz todas as informações.

Ele até conseguiu fazer, mas somente os dados iniciais como CNPJ valores data etc... mas os itens ele não consegue trazer e oque ele me disse é porque o NCM que consta no portal pode se referir a diversos itens.

Pergunto:

O mesmo NCM pode realmente se referir a diversos itens? ou cada item tem um NCM correspondente?

Obrigado.

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:12

Pedro,
Bom dia!!

Sim, o Ncm pode se referir a vários itens de uma nota. Por exemplo a compra de um tipo de caneta, mas de várias cores.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:14

Bom dia Pedro, na verdade seria inviável cria 1 NCM para cada produto ou matéria existente, então ele tem subclassificações, mas não entendo porque o programa não pucha, eu importo normalmente, porque uma vez que ele esta puxando pela nota que foi emitida para você os itens ja estarão identificados, portanto não entendo o motivo de não dar certo, porem você ja tentou importar pelo xml? aí sim ja vem tudo completo, você apenas faz uma correlação de CFOP, por exemplo:

Produto do fornecedor veio com CFOP 5.101, mas você revende este produto, então na sua correlação você ia transformá-lo em 1.102. pronto, assim estariam todas as informações do xml no seu sistema.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:17

Pedro a L Marques
Bom dia !
Um mesmo NCM pode ser utilizado para vários produtos.

Ex.: 22089000 OUTROS BEBIDAS ALCOOLICAS l(LITRO)
22029000 OUTS.BEBIDAS N/ALCOOLICAS,EXC.SUCO FRUTAS,PRODS.HORTS. l(LITRO)

Não existe um ncm específico para um produto, vários produtos pode ser utilizado o mesmo NCM !

Espero ter ajudado !
Se estiver algo errado me corrijam !

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."

João 15:18-19
JULIO CESAR

Julio Cesar

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 09:22

Prezado Pedro, bom dia.

O mesmo NCM não pode se referir a diversos produtos. Ele deve está tentando dizer que ao importar essas informações do portal da NF-e, o NCM presente no item pode estar errado, completamente diferente do produto.

Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 14:35

William, mas uma duvida que eu tenho é a seguinte, se existe varios itens para o mesmo NCM, como ele vai puxar o correto da nota de entrada pelo xml? como o sistema identifica exatamente a qual dos itens de tal NCM é oque está na nota?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 14:57

Pedro, ele vai puxar porque como ele importa o xml completo e você apenas altera o CFOP como descrevi, assim os itens que estão discriminados no xml entra no sistema, ele copia o NCM e o nome do produto que consta no xml, por isso não altera nenhum dado. o que o seu fornecedor escreveu lá no campo Descrição do Produto irá para o seu sistema.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Pedro L M

Pedro L M

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 outubro 2013 | 15:13

Entendi, mas isso só vai funcionar se essa nota for lançada pela escrita fiscal, porque se for lançada pelo estoque para contabilizar o produto no estoque dai nao teria como somente com o nome correto, precisaria de algum codigo para atrelar o do xml ao do meu sistema correto?

Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 11:40

Olá Brenda Viana,

O código da NCM será completo quando o estabelecimento for industrial ou a ele equiparado e nas operações de comércio exterior. Nos demais casos, apenas a indicação do correspondente capítulo da NCM (dois primeiros dígitos).

A fundamentação legal no âmbito federal está na alínea "c", do inciso IV e § 27, do art. 19, do Convênio S/N de 1970. Sugiro que verifique a regulamentação no seu Estado.

Cordialmente,

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.