x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 431

Francislaine de Souza

Francislaine de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 14:48

Boa tarde! Eu faço a Contabilidade de uma empresa cuja a atividade dela é comercio e prestação. No mês de setembro ela fez uma venda para um shopping da minha cidade, ou seja ele já efetuou o pagamento do imposto (Simples Nacional) referente a essa venda; mas só agora, ou melhor dizendo, só hoje o shopping telefonou para ele informando que eles compraram a mercadoria errada, e perguntou sobre a devolução. Minha duvida é; se meu cliente já fez o pagamento do imposto referente a essa mercadoria há possibilidade de devolução? Se tiver como é feita essa devolução já que o shopping é um prestador de serviço e não emite NF-e.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 15:23

Francislaine,

para a devolução, a sua empresa emitirá uma NFe de entrada da mercadoria que está sendo devolvida.
Não se esqueça de referenciar a nota originaria de venda no campo adequado e descrever o acontecimento no campo "Informações Adicionais".

É importante também que o remetente que esta devolvendo a mercadoria assine o "canhoto" que consta na DANFE, declarando assim estar ciente da operação. Guarde este documento assinado.

Depois de feita a nota fiscal, o valor devolvido será abatido do faturamento do mês vigente para o calculo do simples nacional.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.