x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.313

CSOSN que permita edição de impostos.

Leandro Redivo

Leandro Redivo

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Comercial
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 23:07

Vou tentar explicar aqui o meu problema:
Normalmente recebemos notas de entrada com CST 00, e a tabela de conversão do meu software os converte automaticamente para 102, que é o CSOSN que normalmente utilizamos para venda, porém ao dar entrada manual em algumas notas na digitação do item informamos em campos "ICMS Base" e "Valor ICMS" os valores informados para os itens no danfe, mas, ao confirmar no sistema o item volta a ficar zerado nesses campos, segundo o suporte do meu programa isso se deve ao fato de o CSOSN 102 e 101 são utilizados pelo Simples e por natureza tem que ter impostos zerados, por isso o programa não permite a digitação de taxas de impostos em produtos na entrada de notas, daí me orientaram a pesquisar qual CSOSN eu posso usar que permita a edição de imposto, pergunto por fim aos senhores: Essa informação do meu suporte realmente procede, existe mesmo algum CSOSN que permita digitação dos impostos e outros não, caso a resposta seja positiva, por favor me indiquem qual CSOSN eu posso usar, sempre compro e recebo mercadorias no CFOP 2102 (não sei se isso tem relevância).

Douglas Oliveira Peixoto

Douglas Oliveira Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 23:19

Leandro Redivo, o que lhe digo é o seguinte, sua empresa é optante pelo simples e então do destaque de base de icms e valor do icms, não é necessário já que isto faria diferença para empresas de um regimo débito e credito. Assim como você mesmo disse o cfop 2102 você pode lancar com o cst 102, que esta fazendo da maneira correto. Se por toda via você queira fazer o destaque existe o CSOSN 900, que permite a edição dos campos base de calc icms e valor do icms.

Leandro Redivo

Leandro Redivo

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Comercial
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 23:30

Douglas,

Eu pessoalmente não vejo problema em deixar zerados valores de aliquotas de impostos como ICMS e IPI e nem mesmo a Base ICMS mas, meu contador insiste em apontar essas diferenças entre o meu sistema e o Danfe que veio do fornecedor como erros e pede que eu os corrija antes de enviar o arquivo de sintegra (o que estranho, pois já me disseram que o sintegra só trata cabeçalhos e totalizadores de notas e não itens), mas, mesmo que eu quisesse alterar, o meu sistema não me permite usando o CSOSN 102 ou 101, a duvida é se o desenvolvimento e suporte do meu software estão corretos em bloquear a edição de aliquotas na nota de entrada com o CSOSN 102.

Douglas Oliveira Peixoto

Douglas Oliveira Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 novembro 2013 | 23:54

Leandro Redivo, o pessoal do sistema esta correto não existe possibilidade de destaque de base de calc icms e de valor de icms com o csosn 102, tente por exemplo pelo sistema gratuito de nfe fornecido pelo receita federal, ira perceber que não existe como emitir uma nota fiscal com este csosn e destacando os campos que seu contador esta solicitando. Portanto vejo que ele esta equivocado, o que você pode fazer é lançar as nf com o cst 000, da forma que veio na nota de compra, e fale com o seu contador que empresa optante pelo sn, não precisa lançar estes campos já que não aproveita credito. E o sintegra não é fazer uma cópia da nota e sim o lancamento conforme o regime e finalidade de cada produtos. Exemplo se adquire para sua empresa uma mesa de uma industria moveleira, ela ira emitir uma nota fiscal pra você com o CFOP 5101 ou 6101, e você deverá lançar com o 1551 ou 2551 ( ativo imobilizado), mostrando que você determina de certa maneira este lançamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.