x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 5.089

Compra de Produtor Rural Contra Nota na NFE

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 11:38

Bom dia!

Alguém poderia me ajudar a esclarecer o seguinte:

Lendo e pesquisando no Fórum, observei que é ponto pacífico, que quando a empresa compra do Produtor Rural tem que emitir a Nota de Entrada.

As NFEs. não discriminam se a nota é de Pessoa Jurídica Rural/Agropecuária ou Pessoa Física/Produtor Rural.

Tenho várias empresas que compram produtos rurais, como por exemplo: Legumes, Frutas, Ovos, Esterco, etc.......

Se a nota for de Produtor Rural/Pessoa Física, preciso emitir a nota de entrada, informar na GEFIP e recolher o FUNRURAL retido.

As empresas não sabem informar, se a pessoa de quem elas compram, é Produtor Rural ou não, o Produtor Rural não está mais exigindo a contra nota, porque acha que o fato de emitir a NFE não é preciso mais.

De quem é a responsabilidade de informar, da Empresa que está comprando ou do Produtor que está vendendo?

Como faço para saber se a Nota é de Produtor ou não?
Antes a gente conferia pelo CNPJ, que o produtor não tinha, mas e agora que ele também tem.

Se alguém puder me ajudar, antecipadamente agradeço.

Muito Obrigado.

Roberto.

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 14:17

Olá Lyniker!

Obrigado pela ajuda.

Mas no estado de São Paulo, todos tem Inscrição Estadual: Empresas e Produtores Rurais Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Obrigado.

Roberto.

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 14:38

Lyniker,

No Estado de São Paulo agora, o Produtor Rural Pessoa Física, tem CNPJ e Inscrição Estadual.
Quando ele tem o Talão de Notas para preenchimento Manual (nota antiga) elaborado nas gráficas está escrito Nota Fiscal de Produtor.
OK!
Agora o problema é a Nota Fiscal Eletrônica que não tem diferença nenhuma.
Então vou ter que conferir no Cadastro de cada uma pelo CNPJ para saber se é de Produtor Pessoa Física ou não.

Valeu pela ajuda.

Muito Obrigado.

Saudações.

Roberto.


Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 14:41

Roberto,

desculpe o equivoco, não sabia dessa nova forma.

Acho que a solução pra você seria consultar mesmo de um em um então. Já que os produtores pessoas física agora tem CNPJ, fica impossível de saber.

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.