x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 955

Dúvida - Como se calcula o ICMS

Micael de Mello SIlveira

Micael de Mello Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 15:07

Tenho uma dúvida em um exercício da faculdade, o exerício é o seguinte

3) No mês de agosto 2013 uma empresa estabelecida no Estado do RS e contribuinte do ICMS, efetuou uma compra de máquina para ser utilizada no processo industrial neste mês de um fornecedor estabelecido no Estado de Pernambuco. Com os dados abaixo, calcular o valor do ICMS que poderá ser creditado nesta competência.
Vendas isentas de ICMS no mês R$ 18.470,00
Vendas para mercado externo (exportações) R$ 25.700,00
Vendas diferidas R$ 9.600,00
Vendas tributadas de ICMS R$ 12.780,00
Valor da nota fiscal de aquisição da máquina R$ 4.500,00
ICMS destacado na Nota Fiscal R$ 540,00

Eu não entendi muito bem como se é feito esse cálculo. Se alguém puder me explicar detalhadamente, melhor. É que o meu professor deu mais atenção a teoria do que a prática, e fiquei sem entender.

Obrigado.
Micael.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 15:15

Olá Micael,

Vendas para mercado externo (exportações) R$ 25.700,00 = Exportação não tem ICMS.
Vendas diferidas R$ 9.600,00 = ICMS diferido, então, não tem valor de ICMS para essas vendas.
Vendas tributadas de ICMS R$ 12.780,00 = Esse valor sim incide o ICMS (Débito).
Valor da nota fiscal de aquisição da máquina R$ 4.500,00
ICMS destacado na Nota Fiscal R$ 540,00 = NF de entrada, ou seja, crédito de ICMS.


Micael de Mello SIlveira

Micael de Mello Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 15:39

Entendi agora como se faz o cálculo, só que a resposta que o professor disponibilizou para essa questão é o ICMS que poderá ser creditado desta compra será de R$6,50 , mas não encontro esse resultado. Pelo que entendi ali, eu ainda ficaria com um débito de R$993,60. Onde estou errando?

Obrigado.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 16:50

"Com os dados abaixo, calcular o valor do ICMS que poderá ser creditado nesta competência."
O que deve ser feito? A apuração desse mês do ICMS? Ou apenas em relação a operação da compra máquina de Pernambuco?

Dificil também te passar algo a mais até porque não sei exatamente o que esse professor quer, nem o que ele explicou, por exemplo, por ser uma máquina de Pernambuco, envolve diferencial de aliquota? ou Substituição Tributaria? ou o crédito é integral?

Micael de Mello SIlveira

Micael de Mello Silveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 19:32

Meu professor é meio complicado, mas a Substituição Tributária eu não vou aprender nesse semestre. O ICMS citado, é o da compra da máquina de Pernambuco. Eu entendi que comprando a máquina de Pernambuco a alíquota é de 12%, pois o valor do ICMS destacado na nota é 12% sobre o valor da compra, certo?
Só que mesmo indo por essa lógica eu não consegui chegar aos R$6.50 que ele deu como resultado. Esse exercício é para a revisão para o exame, mas não me lembro MESMO como se faz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.