x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 5.798

JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 13:55

Boa tarde,
estou com dúvida ref a ST, uma empresa comprou tintas para produção de sacolas para revenda, NCM 32151900, como ele comprou fora do estado ele tem q pagar a ST pois na nota veio com CFOP 6.101, consultei no sefaz de SP no art 312, mas não consegui entender, pelo q vi no art 313 fala q a IVA é 35%, mas não consegui achar este NCM neste artigo, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 17:13

Boa tarde LYniker,
eu não entendo muito sobre ST, fiquei confusa, no caso a tinta é pra
produção de sacolas, a empresa é uma indústria, sempre q uma indústria compra para produção de produto final para revenda ele não paga a ST?
Se vc puder me esclarecer eu agradeço?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 17:20

Juscicleia,

funciona mais ou menos assim.

ICMS ST incide sobre produtos industrializados.

Ele serve para pagar o ICMS devido por toda cadeia de comercialização. O fabricante do produto paga seu proprio ICMS, paga o ICMS do distribuidor e paga o ICMS do comerciante e coloca esse valor embutido no preço da mercadoria.

Quando uma industria compra alguma coisa para aplicar em seu processo de produção, a cadeia de comercialização deste produto estará encerrada, pois, agora ele fará parte de um novo produto que a industria irá produzir, e este produto será tributado. Sendo assim, se você, fabricante, pagar o ST sobre coisas que irá utilizar em seu processo produtivo, estará pagando o ICMS devido por distribuidores e comerciantes que nunca exitirão, uma vez que o produto vai deixar de existir, se transformara em outra coisa.

Sempre que a industria compra algo tributado por ST, ela não deve pagar, e se foi pago anteriormente ela pode pedir a restituição deste valor à receita estadual.

Espero ter ajudado

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.