x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.206

substituição tributária cfop 5403 e 5405

Lilian Castro

Lilian Castro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 17:12

Olá boa tarde!

Estive lendo alguns questionamentos sobre o cfop 5403 e 5405. A maioria fala que o cfop usado para a venda de mercadoria substituída com imposto retido é 5405. No estado da Bahia, é feita a retenção de toda a mercadoria tributada dentro ou fora do estado. Nesse caso qual cfop devo usar, 5403 ou 5405?

Juliano Godoy

Juliano Godoy

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 17:28

Boa tarde!
Utilizará o CFOP 5.403 quando sua saída tiver retenção do ICMS-ST em campo próprio na condição de substituto tributário.
Utilizará o CFOP 5.405 quando sua saída não tiver ICMS próprio nem retenção do ICMS-ST na condição de substituído.

Lilian Castro

Lilian Castro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 17:34

Obrigada Juliano!
Se eu recebo uma mercadoria de um fornecedor para reter o imposto, mas recebo também de outro, esta mesma mercadoria com o imposto já retido, como devo proceder?

Juliano Godoy

Juliano Godoy

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 26 novembro 2013 | 09:52

Deverá ter um controle de estoque bem apurado para identificar qual item está dando saída.
Algumas empresas criam códigos separados no sistema para essa divisão.

Breno Wesley

Breno Wesley

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 21:43

Eu trabalho em um empresa de venda de extintores, eu recebo nota fiscal de um distribuidor que vem com o CFOP 5403, nesse caso eu devo revender com qual CFOP? Porque eu vinha colocando o mesmo 5403 quando emitia uma nota para clientes, só que ocorreu o fato de termos que comprar alguns extintores de um empresa do mesmo nível que o nosso (Revendedora) e na deles vinha com o 5102. Qual CFOP devo colocar corretamente para revenda?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.