x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.448

FILIAL IND. COM.

APARECIDO DE J ROSSI

Aparecido de J Rossi

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 17:25

FILIAL - INDUSTRIA E COMERCIO - SÃO PAULO
SIMPLES NACIONAL.

Boa Tarde !


1.) Estou criando uma filial para um cliente, onde a atividade da matriz é industria e comércio.
2.) A filial apenas vai comercializar as mercadorias fabricadas pela Matriz.

3.) DUVIDAS

4.) A filial pode comercializar apenas as mercadorias fabricadas pela Matriz ?

5.) Como fica a tributação ds mercadorias transferidas da Matriz para a filial ?

6.) Como faço para dar entrada na filial das mercadorias fabricadas pela matriz ?

7.) Como fica a tributação dos Impostos gerados pelas vendas na filial:
a) Imposto Federal
b) ICMS
c) IPI (produto isento)
d) Folha de pagamento
e) Encargos sociais.etc.
6.1 Quem recolhe esses impostos a Matriz ou a filial. ?
6.2 Quem transmite a SEFIP/GFIP dos empregados da filial ?
6.3 É obrigatório os proprietários terem retiradas Pro Labore também da filial ?

Muito Obrigado a todos que se prontificarem a me responder.


Aparecido J. Rossi

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 19 janeiro 2008 | 12:00

Bom dia Aparecido.

4.) A filial pode comercializar apenas as mercadorias fabricadas pela Matriz ?


Pode, no entanto é bom a inclusão de outros objetivos sociais para o caso de futuramente querer expandir o raio de ação da empresa.

Como fica a tributação ds mercadorias transferidas da Matriz para a filial ?


Se matriz e Filial for no mesmo estado, os impostos federais e estaduais poderão ser centralizado matriz, no caso de cidades diferentes, os impostos municipais serão devidos a prefeitura onde as empresas estão localizadas.

Como faço para dar entrada na filial das mercadorias fabricadas pela matriz ?


Atraves de emissão de nota fiscais de transferencia de mercadorias, em São Paulo, existe um dispositivo do Regulamento do ICMS que permite a apuração unificada do tributo em estabelecimentos de uma mesma empresa. Por esse método, o ICMS é destacado na saída da mercadoria, creditado na entrada e posteriormente compensado na conta unificada, o que elimina o saldo devedor. consulte o RICMS do seu estado.

7.) Como fica a tributação dos Impostos gerados pelas vendas na filial:
a) Imposto Federal
b) ICMS
c) IPI (produto isento)
d) Folha de pagamento
e) Encargos sociais.etc.
6.1 Quem recolhe esses impostos a Matriz ou a filial. ?
6.2 Quem transmite a SEFIP/GFIP dos empregados da filial ?


Como disse antes as abrigações da espera Federal poderá ser de forma centralizada, mas se for de interesse da empresa, poderá fazer a folha na própria Filial, nesse caso a SEFIP E AS DEMAIS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS deverão ser feitas pela
Filial.

3 É obrigatório os proprietários terem retiradas Pro Labore também da filial ?


Não existe essa obrigação, o que pode acontecer e se for da vontade dos sócios é um aumento no valor do prolabore, naturalmente tudo constanto em AGO ou em alteração contratual.

restando dúvidas poste novamente aqui no Fórum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 08:57

Bom dia, pesquisando se acha tudo rs, era justamente isso que eu queria saber.

mas ficou uma dúvida,
se tiver a empresa aberta como industria e comercio, no caso seria o seguinte, a matriz industrializa salgados e tranfere-os para as filias, q serão casas de café, assim na tributação do simples nacional fiquei em dúvida, como a matriz só transfere as mercadorias industrializadas e as filiais são comercio, devo no simples recolher tudo por industria, ou apenas por comercio?

abraços a todos

Rogério Inácio de Oliveira

Rogério Inácio de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2011 | 18:51

Tenho uma empresa com atividade FABRICAÇÃO DE SORVETE , esta equadrada simples nacional e tem substiruição tributaria, ela abriu uma filial como revenda, estou transferindo mercadoria para a filial com o CFOP 5408,e nesta transferencia estou pagando st ( Subst.Tributaria ) e a filial esta vendendo para consumidor final, com o cfop 5405 duvida este cfop esta correto pois ela não comprou e sim foi tranferido, uma outra duvida na aliquota do tributo da filial a aliquota do simples terá que agregar o ipi e o icms ( Que consta na Tabela do simples na industria).

Estou com muita dificuldade para tributar a filial no simples pois não sei em que anexo ela vai se enquadrar, para calculo do imposto. pois mesmo sendo filial ela esta vendendo um produto que tem ipi e icms na tabela do simples Nacional, "usando o CFOP 5405 não colocaria IPI e nem ICMS".

verifiquei algumas postagem mas não são claros com relação a esta situação.
Me ajude um abraço
Rogério

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.