x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 788

Estorno de Débito em operações interestaduais

Patricia Trevisan

Patricia Trevisan

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 10:33

Bom dia,

Uma empresa do estado de São Paulo, que promover saída (transferência para uma filial) para o estado do Mato Grosso do Sul, debitará em sua nota de saída 7%.

Caso a mercadoria, seja tributada por ST, o imposto já estará retido pela industria calculado pelo IVA o percentual até a venda para o consumidor final.

1 - Com base no principio da não cumulatividade, posso eu, estornar o debito de 7% em minha GIA?
2 - O artigo 269, IV diz:

Artigo 269 - Nas situações adiante indicadas, o estabelecimento do contribuinte substituído que tiver recebido mercadoria ou serviço com retenção do imposto, observada a disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda, poderá ressarcir-se (Lei 6.374/89, art. 66-B, na redação da Lei 9.176/95, art. 3°, e Convênio ICMS-81/93, cláusula terceira, § 2°, na redação do Convênio ICMS-56/97, cláusula primeira, I):

IV - do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido em favor deste Estado, referente a operação subseqüente, quando promover saída para estabelecimento de contribuinte situado em outro Estad
o.

Este artigo serve como base legal?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.