x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.236

Como chegar ao valor do ICMS-ST

Diogo Demetrio Martins

Diogo Demetrio Martins

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Logística
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 12:06

Pessoal,

Preciso de ajuda sobre o seguinte, como achar o valor ICMS-ST conforme informações abaixo:

VALOR TOTAL: 480,48
NCM: 33030020
MVA ORIGINAL: 62,99%
ICMS ENTRADA: 12% (Os produtos saem de uma distribuidora de Pernambuco)
ICMS SAÍDA: 25% (Os produtos são vendidos ao consumidor final em Alagoas)

O porque que estou nessa dúvida é que a nota fiscal emitida pela distribuidora está me confundindo. Para esse valor eles estão utilizando como BC ICMS o valor de R$503,57. Na nota informa o valor do ICMS no total de R$60,43 que é exatamente 12% em cima da BC ICMS. Só que o valor do ICMS Substit. informado na nota não é R$60,43 e sim um valor maior que esse.

Alguém consegue entender como se chegar nesse valor???

Até onde eu pesquisei pega-se o valor original do produto, soma-se o mva e chega-se ao BC ICMS ST. Após isso encontra-se o valor do ICMS PE(12%), o valor do ICMS AL(25%) e verifica-se a diferença entre eles. A diferença é o ICMS ST.

Fico aguardando ajuda.

Att.,


Diogo Demetrio Martins

Diogo Demetrio Martins

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Logística
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 10:21

A base de cálculo do ICMS-ST na nota é R$10.255,82 e o valor do ICMS-ST é R$1601,75.

São diversos produtos nessa nota, eu dei exemplo de um apenas. Temos vários NCMS nessa mesma nota.

Só pra ilustrar melhor os dados da nota são o seguinte:

BASE DE CALCULO DO ICMS: 8204,62
VALOR DO ICMS: 981,19
BASE DE CALCULO DO ICMS-ST: 10.255,82
VALOR DO ICMS-ST: 1601,75
VALOR TOTAL DOS PRODUTOS: 8097,53
DESCONTO: 269,09
DESPESAS ACESSORIAS (JUROS) : 376,18
VALOR TOTAL DA NOTA: 9806,37

DE: PERNAMBUCO (ICMS 12%)
PARA: ALAGOAS (ICMS 25%)

IPI: 0%

Eu não consigo entrar em contato com a distribuidora, mas quero entender como eles chegaram nessa base de calculo-st e consequentemente no valor do icms-st de cada item.

Obrigado!

Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 10:36

Diogo, bom dia,

Complementando o que Douglas falou, verifique no campo de "dados adicionais" da nota a legislação aplicada aos produtos com ST da nota. Na lei/decreto explicará como se chegar à base do ICMS ST. Peça ajuda ao departamento fiscal de sua empresa, para entendimento.

Abraço

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.