x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 802

Aproveitamento Icms dos messes anteriores .

Dalvan Rodrigues

Dalvan Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 10:57

tenho a seguinte dúvida ;

tenho uma empresa que por sua vez é classificada no regime do lucro real que permite o aproveitamento dos créditos na sua compra.
porém ,recebi algumas notas de ctrc ( conhecimento de transporte rodoviario de carga) retroativo a 2 messes ou seja 09/2013 - 10/2013 já que estamos no mês 11/2013 ,posso aproveitar os créditos do icms dos messes anteriores ? tem algum embasamento legal que permita isso ?

desde já obrigado .

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 25 novembro 2013 | 11:06

O crédito pode ser considerado como extemporâneo, na novaGia já tem um campo específico para lançar este crédito, assim como o SPED também.
O crédito deve ser lançado diretamente nas apurações nos devidos campos identificados como OUTROS CRÉDITOS - EXTEMPORÂNEOS.

Falta de escrituração de documento relativo à entrada de mercadoria no estabelecimento ou à aquisição de sua propriedade ou, ainda, ao recebimento de serviço, quando já escrituradas as operações ou prestações do período a que se referirem - multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor da operação ou prestação constante no documento e; b) falta de registro de documento fiscal em meio magnético quando já registradas as operações ou prestações do período - multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor da operação ou prestação constante no documento;

Fundamentação: Art. 527, Inc.V do RICMS/SP.

Espero que ajude.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.