x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 20.360

Mudança de Serie na DANFE

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 09:59

Bom dia,

Tenho uma duvida em relação a serie da DANFE. Posso alterar o numero de serie da DANFE de 001 para 002 ou 003? Existe alguma base legal que possibilita isso?

att,

Rafael

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 10:55

Rafael,

a serie da nota fiscal serve para se ter duas sequencias numéricas independentes e simultâneas.

Por exemplo, se você tem dois computadores que emitem nota fiscal eletrônica, para que não seja necessário ficar observando qual está com a numeração maior para se saber onde é que esta a contagem, coloca serie 1 para um deles e serie 2 para outro.

Já vi casos de empresas utilizarem duas series no mesmo computador simplesmente para controle interno, utilizando por exemplo todas as nota de serie 1 para vendas, as de série 2 para remessas etc.

Já procurei em outra oportunidade por interesse próprio a base legal para este tipo de pratica e não encontrei. Acho que isto é de livre arbítrio dentro da empresa.

att.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 11:10

Bom dia Lyniker,

É complicado, sei que existem empresas que fazem series distintas para as entradas e saidas, mas e no caso de ser somente nas saidas será que é possivel alterar a serie das notas fiscais 001 e passar a utilizar a 003? Sendo que a numeração das notas perderia a sequencia cronologica.

att,

Rafael

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 15:18

Concordo com o Lyniker quando diz que pode-se usar a série 003. Não há base legal, apenas uma conduta fiscal adotada pelos contribuintes de separarem a Série das notas pro máquina emissora, mas não é regra geral.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.