x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.134

FERNANDA DANTAS

Fernanda Dantas

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 14:04

Boa tarde queridos colegas, alguns clientes não nos enviam os arquivos xml. das notas de entradas, os fornecedores também não, e eles estão adiando a compra do certificado eletrônico na qual poderíamos puxar os xml. do site da nfe. neste caso eu tenho que ficar digitando nota por nota?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 14:21

Fernanda,

empresas que são obrigadas a emitir notas fiscal eletrônicas são obrigadas a manter os arquivos XML tanto das saídas quanto das entradas pelo período de 5 anos. Se você não é obrigada a emitir nota fiscal eletrônica deverá guardar as DANFES pelo período de 5 anos.

Se você possui inscrição estadual deverá elaborar o livro de entrada e livro de saída. Se vai importar XML se vai digitar manualmente as notas não sei, tem que escriturar. Se não tiver o XML tem que ser na mão mesmo.

Em qual situação um cliente deveria te enviar um XML? Não entendo direito como seria isso. Se ele é cliente, não é você quem emite a nota fiscal?

Com relação aos fornecedor este são obrigado a te enviar o arquivo.

att.

Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:22

Boa tarde!

Fernanda,

Como o Lyniker falou acima, Você deve escriturar a nota de qualquer forma, manual ou importação de XML. Lembrando que deves guardar os xmls de entrada e saída por 5 anos. Ou se for o caso os Danfes.

Obrigado!

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
FERNANDA DANTAS

Fernanda Dantas

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:38

Boa tarde queridos colegas, eles até tem o certificado o dificil é emprestarem, não mandam xml, ficamos aqui no escritório empatados. Então não tem problema eu registrar as notas manualmente. Assim a hora que me enviarem o xml. ou me emprestarem o certificado eu arquivo os arquivos.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2014 | 15:51

Fernanda,

sua empresa não possui certificação digital? Tem como fazer o download com ambos os certificados, tanto com o do emitente como com o do destinatário do documento fiscal.

Vale lembra que o envio do XML por parte do emitente é obrigatório. Caso haja demora do XML que vá atrasa-la, escriture manualmente sem problemas. Quando receber o arquivo, guarde-o por cinco anos completos.

att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.