x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 5.176

Remessa p/ Industrialização

Lucas J.

Lucas J.

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 10:18

Bom dia pessoal...
Gostaria que alguém pudesse me tirar uma dúvida, ou melhor, uma opinião se estou correto ou não.

Eu comprei um determinado produto, de uma indústria. Recebi a Nf-e e deu entrada no produto, mas o que acontece é o seguinte: O produto foi direto para uma outra que que irá industrializar utilizando está matéria prima que comprei, ou seja, uma operação triangular.
O que fiz, dei entrada neste produto normalmente. Logo em seguida, emiti uma NF-e para a empresa que irá fazer a industrialização.
*Detalhes da Nf-e: Nat Operação - Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente - CFOP - 6924
CST - 41
Sem destacar BC, ICMS.

Depois a empresa me enviou duas NFs:
1º - NAT Operação - industrializção efetuada p/ outra empresa - CFOP 6124 CST 41
2º - Nat Operação - Retorno de mercadoria utilizada na indus. por enco... CFOP 6902 CST 41

Está correto isso?

Por favor, quem puder me ajudar... Desde já agradeço a todos.

Muito obrigado!

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 11:01

Bom dia Jose,

Esta operação é conhecida como industrialização por encomenda onde o fornecedor encaminha os insumos direto no industrializador por conta e ordem do adquirente.

Segue o procedimento quanto ao estabelecimento autor da encomenda (encomendante):

1º Dar entrada na nota fiscal emitida pelo fornecedor.

2º emitir nota fiscal relativa à remessa simbólica em nome do estabelecimento industrializador, sem destaque do ICMS e do
IPI, na qual mencionará, além dos demais requisitos exigidos:
a.1) no campo "Natureza da Operação", a expressão "Remessa para industrialização";
a.2) no campo "CFOP": 5.901 (operação interna) ou 6.901 (operação interestadual);
a.3) no campo "Informações Complementares": a expressão "Mercadoria enviada para fins de industrialização por nossa
conta e ordem pela empresa _________________ (indicar o nome do fornecedor), localizada na Rua ______________,
nº ___, São Paulo/SP - Inscrição estadual nº ________ e CNPJ nº ___________, conforme nota fiscal nº ______, série
_____ (se for o caso), de ___/___/___";

No retorno do produto industrializado, voce receberá 1 nota:

- Com"CFOP": 5.925 (operação interna) e na linha logo abaixo, 5.125 (operação
interna) ref. a cobrança da mao de obra;


att,

Rafael




Lucas J.

Lucas J.

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 13:15

Olá Rafael...
Mas e a mercadoria, ou seja, seu retorno?
Neste caso eles deveriam enviar duas notas, no caso:

1º 6125 ( Indus efetuada p/ outra empresa) - O serviço prestado..
2° 6902 (Retorno da Mer Uti na Indus) - o produto já finalizado.

Não seria assim? Pelo que compreendo...

Att

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 13:22

Jose,

No retorno seria:

- CFOP 6.925 (Retorno de mercadoria recebida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando aquela não transitar pelo estabelecimento do adquirente) e;

- CFOP 6.125 (Industrialização efetuada para outra empresa quando a mercadoria recebida para utilização no processo de industrialização não transitar pelo estabelecimento adquirente da mercadoria).

Os dois CFOPs podem ser emitidas na mesma nota.

att,

Rafael

Regina Maria Rossarolla

Regina Maria Rossarolla

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2014 | 11:44

Aproveitando o Topico, tenho uma duvida tambem.

Tenho a seguinte empresa: Empresa Cooperativa que possui uma fabrica de ração onde ela compra a materia prima, industrializa e vende para seus cooperado, alguns desses cooperados deposita na cooperativa um item que compoe na industrialização do seu produto acabado Raçao X, ai ele emite uma nota de produtor pra mim dar entrada nessa nota que na natureza da operação esta como Remessa para industrialização qual o CFOP que vou utilizar?

e esse produto que ele depositou eu tenho que emitir uma nota de devolução dessa remessa?

Como ficaria essa rotina?

Regina Maria Rossarolla
Auxiliar de contabilidade
Fone:69 8423-7354
Vilhena -RO
Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 10 anos Terça-Feira | 28 janeiro 2014 | 12:53

Regina Maria, bom dia.

A melhor forma de obter sua resposta, é utilizar a ferramenta do Portal de "Pergunta".

Assim, sua dúvida será publicada e os usuários do site terão fácil acesso a questão para responde-la.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.