x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 5.064

Nota Fiscal emitida com CFOP errado

Igor Santos

Igor Santos

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 10:04

Bom dia,

A empresa recebeu uma mercadoria para demonstração em Julho , porem o emissor da NF-e emitiu com o CFOP 5949, está certo ?
A empresa que recebeu tal mercadoria, devolveu a mercadoria mas não emitiu NF-e nenhuma, como devo proceder nesse caso ?

A meu entender, o emitente já começou errado pois deveria emitir a NF-e com o CFOP 5912 ...
Mas como eu faço a devolução dessa mercadoria que veio com o CFOP 5949 ? Qual CFOP eu utilizo para devolver a mercadoria ?

Muito obrigado,

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 11:15

Igor,

Para o CFOP da nota fiscal de saída pode ser feita uma carta de correção para sanar. Entretanto, o retorno deve acontecer por emissão de nota fiscal. Caso isso não ocorra no prazo previsto, será devido o imposto a partir da data de emissão da nota fiscal. Observe que a escrituração deve ser sob enfoque do declarante, na entrada da mercadoria em demonstração deve ser lançado no livro de entrada sob CFOP 1.912 e na devolução será emitida nota fiscal de saída com CFOP 5.913.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 11:34

Você pode emitir a devolução com o CFOP 5.913 desde que no seu livro de entrada tenha sido escriturado corretamente. O CFOP 5.949 é generico e somente de ser utilizado nas hipoteses que não estão previstas Ajuste Sinief S/N de 1970.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Igor Santos

Igor Santos

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 13:51

Boa tarde,

Eu entendi, muito obrigado ...
Mas o que eu posso fazer se a empresa não deu entrada na NF-e ?
Simplesmente ela recebeu a NF-e com o CFOP 5949 e devolveu o produto e a nota fiscal

Richard Silva.`.

Richard Silva.`.

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 14:44

Igor,

Neste caso, embora erroneamente ocorrido, sua empresa não tem que declarar nenhuma movimentação ao fisco. Caberá ao fornecedor dar entrada corretamente nesta devolução. Sua empresa esta "isenta" dos riscos a penalidades fiscais. Lembrando, desde que não tena nenhuma mercadoria em posse.

Certo, entendeu?

Forte abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.