x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 631

acessos 90.804

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 15:45


Boa tarde Camila, tudo bem.

Olha , é muito interpretativo .

Eu entendo a atividade que voce informou, ela não se enquadra neste item que voce selecionou, mas a partir de 01.04.2010 , ela estaria obrigada a emissao da nfe.

Saiu em protocolo este mes, não sei se voce viu, numero 42/2009, firmado entre varios Estados , a obrigação da emissão pela nfe.

Entre os cnaes obrigados , existem lá :
CNAE -2822402
FABRICACAO DE MAQUINAS, EQUIPAMENTOS E APARELHOS PARA TRANSPORTE E ELEVACAO DE CARGAS, PECAS E ACESSORIOS

CNAE- 2869100
FABRICACAO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA USO INDUSTRIAL ESPECIFICO NAO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE, PECAS E ACESSORIOS

Então na minha opinião pelo cnae , a sua atividade se enquadraria neste cnae acima

Mesmo assim fique atenta a éstas recomendações no site da nfe ,da secretaria da fazenda, quem ja consta lá lista do protocolo 10/2007 ,não alterou prazo nenhum.

Felicidades.


Foi publicado o Protocolo ICMS 42/09 com o cronograma de obrigatoriedade de emissão de NF-e para 2010. Não houve qualquer prorrogação da obrigatoriedade de emissão de NF-e de 2009 para 2010. Algumas observações:

* O Protocolo ICMS 42/09 não revoga nem modifica o Protocolo ICMS 10/07. Ao contrário, conforme expressamente disposto na sua cláusula quinta: "Cláusula quinta Ficam mantidas as obrigatoriedades e prazos estabelecidos no Protocolo ICMS 10/07, de 18 de abril de 2007."
* O critério de obrigatoriedade para 2010 é distinto do critério adotado para 2009:

O Protocolo ICMS 10/07 leva em consideração a atividade exercida pelo contribuinte, independentemente de seu CNAE e independentemente do percentual que esta atividade representa em seu faturamento. O fato de exercer uma atividade relacionada no Protocolo ICMS 10/07 obriga o estabelecimento à emissão de NF-e e veda a emissão de Nota Fiscal em papel, modelo 1 ou 1-A, ressalvadas as hipóteses previstas no próprio protocolo. As obrigatoriedades dispostas no Protocolo ICMS 10/07, inclusive para setembro de 2009, estão mantidas.
O Protocolo ICMS 42/09, dentre outras disposições, leva em consideração a CNAE conforme conste ou, por exercer a atividade, deva constar nos atos constitutivos ou nos cadastros do contribuinte, sejam elas principais ou secundárias.
* O contribuinte que exerça alguma atividade relacionada no Protocolo ICMS 10/07, ainda que tenha sua CNAE relacionada no Protocolo ICMS 42/09, estará obrigado à emissão de NF-e conforme as datas estabelecidas no Protocolo ICMS 10/07.

Estela

Estela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 11:23

Bom dia!!!!!

Tudo bem? Edilson....

Muito obrigado,
Opsss..... Todas as indústrias vão entrar em Setembro certo? não importando tamanho, etc...., desde que emita NF modelo 01 e esteja no Estado de São Paulo.
Posso abusar mais um pouco? Quem emite NFE também está obrigado ao REDEF?

Um grande abraço....

Estela

Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 11:38

Estela, creio eu, que o sistema da NFE e conveniado com o da NFP, ao emitir a NFE automaticamente a nota ja é transmitida para o sistema da NFP.

Verifique se é desta maneira mesmo, as vezes precisa fazer algum tipo de importação, não sei ainda, pois nao tenho empresas que emiti a NF-E, mais sei que para transmitir as NF-E para a NFP, não é via REDEF.

Att.

André

André Ávila
Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 13:57

Boa tarde a todos !

Tudo bem Estela......

Á principio é este mesmo o entendimento, independente de qualquer porte etc.
Mas seria muito bom se eles esclareceremm ou acrescentarem oque significa "todos os demais cnaes", para não ficar duvidas, não é mesmo.

Quanto a NFE , nesta terça- feira, recebi de um amigo " programador" , uma resposta feita a uma consultoria , que , não se aplica a obrigatoriedade do envio do REDF , baseado no artigo do RICMS/SPabaixo, pois o modelo da nota fiscal eletronica é o 55.

Bom , este é meu entendimento ok.
Felicidades!

Artigo 212-P - Os documentos fiscais a seguir indicados deverão, após sua emissão, ser registrados eletronicamente na Secretaria da Fazenda:

I - a Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A;

II - a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2;

III - o Cupom Fiscal emitido por meio de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.

§ 1° - A partir do procedimento previsto no "caput", será gerado, para cada documento fiscal registrado nos termos deste artigo, o respectivo Registro Eletrônico de Documento Fiscal - REDF, assim entendido o conjunto de informações armazenadas eletronicamente na Secretaria da Fazenda que correspondem aos dados do documento fiscal informados pelo contribuinte emitente.

Estela

Estela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 14:31

Olá a todos!!!
Ok Edilson, muito obrigado, é isso mesmo que pensei, mas no fundo sempre fica uma dúvida. É como vc disse eles complicam demais, o que seria para ser simples.
E quanto ao REDEF direcionada a NFE, minha dúvida surgiu devido a um item 1.2 (Documentos Iiscais abrangidos) no manual do contribuinte / Contador. do site da NFP.

Um grande abraço.......

Estela

Estela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 14:36

completando a resposta anterior....

...lá no manual consta a relação de documentos fiscais abrangidos:

· Nota Fiscal de Venda a Consumidor (Modelo 2)
· Nota Fiscal de Venda a Consumidor On-line
· Cupom Fiscal
· Nota Fiscal (Modelo 1 e 1A)
· Nota Fiscal Eletrônica

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:11



Boa tarde pessoal !

Olá ,estela
Estava pensando o seguinte sobre a nfe e o Redf:

Conforme algumas consultorias, dizem que não estamos obrigados ao envio do Redf, se a emissão é a nota fiscal eletronica.

Mas se a empresa que utiliza nfe eletronica vende para um "consumidor final" e este querer o credito do programa da nf paulista?

Outro caso:
Se for uma empresa que adiquiriu para uso ou consumo, tambem está no regulamento que lhe dará credito não é mesmo?

Quem vai fazer esses créditos se não vai ser enviados os arquivos no Redef? Eles vão fazer automaticamente isso?

Se houver reclamações dessa gente ?

E ai pessoal , o que acham?





Claudinei

Claudinei

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:30

Edilson,

Boa Tarde.

Segue a resposta de uma consulta efetuada junto a Secretaria da Fazenda.



"Mensagem Original:

REDEF

Uma empresa que emite a Nota Fiscal Eletronica,
esta dispensada do REDEF ?

Obrigado


Resposta da Mensagem 3227524

Prezado Sr.,
Sim, a base de dados da Nota Fiscal Paulista é alimentada pela NF-e.
Atenciosamente,
Equipe NF-e SP

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo"


[]' Claudinei



Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:56

Ou seja, era o que eu tinah dito acima, nao com toda a certeza.

Você emitindo a NF-e, automaticamente é importado para o Sistema da NFP.

Att.

André

André Ávila
Estela

Estela

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 08:40

Olá pessoal,

Bom dia a todos!!!
Muito obrigado pela resposta.
Posso colocar mais um assunto em pauta? Vcs tiveram problemas na validação do REDEF com NF complementar de ICMS e NF do CIAP? Quando gerei o arquivo deu erro, nas posições: quantidade, valor unit, total produtos, etc.. Meu programador do sistema fez uma consulta no posto fiscal e disseram que para solução deste problema, seria emitir a NF complementar com quantidade e valor unitário.

Obrigado

Estela

vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 13:13

Pessoal estou precisando de um help, gostaria de saber se alguém conhece o programa da prosoft, pois a contabilidade de um cliente esta solicitando que eu emita a nota fiscal paulista de ocordo com o leiaute deste programa, mas olha esta um problema sério pois tem muitos dados que não sei nem onde se localiza na nota fiscal M1.

vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 14:01

Exatamente, a contabilidade quer que eu emita a nota fiscal paulista de acordo com o layout do prosoft. E mais diz que se eu não tiver como integrar o meu sistema com o prosoft eles indicam outro programador que já estão indicando para seus clientes.
Ou seja, gostaria de saber se já existe pronto este software para integração com o sistema da prosoft, por que vimos o layout da prosoft, e tem muitos dados que nem sabemos para que serve pois é muito diferente do layout do Sefaz.

EDIVALDO DUARTE

Edivaldo Duarte

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 15:05

Olá novamente vilma,

Entendo que neste caso o seu contador quer que vc utilize um programa para que integre ao dele, de certa forma ele deve estar querendo poupar serviço com isso, neste caso se for para vc trabalhar da forma que ele quer vc vai ter que entrar em contato com o suporte do seu programa e verificar com um programador se ele prepara a integração para o prosoft. Encontrar programa pronto ? bom isso eu acho dificil viu, alguns clientes aqui do escritorio onde trabalho nós fizemos um treinamento com eles sobre o nota fiscal paulista e os mesmos estao transmitindo os arquivos gerado pelo proprio sistema deles.

Layout prosoft é muito complexo, quem vai poder lhe ajudar mesmo é alguem da área de programação...

Abraço...

Amarilis

Amarilis

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 13:40

Boa tarde, somos desenvolvedores e já temos prontos os arquivos de integração referente a Notas fiscais modelo 1 e A1 e também cupom fiscal.

Agora conhecimentos, empresas de transportes, qual arquivo devemos seguir para fazer o arquivo de integração, ou exportação de conhecimentos do nosso sistema para que possam enviar??

Aguardo retorno,
Amarilis

Gustavo Fior

Gustavo Fior

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 14:39

Boa tarde! Gostaria de saber se ouve a mudança de alguma lei referente aos arquivos de NFP, pois o rapaz que faz a programação de uma empresa minha, disse que havia mudado uma lei, minha empresa emite cupom fiscal, envio os arquivos todo fim de mês, estou fazendo correto? Empresa enquadrada no simples nacional.

vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 13:17

edivaldo

boa tarde,

Foi o que imaginei, a contabilidade quer amenizar o serviço, deles e aumentar o nosso, pois o meu espoço é que desenvolve o sistema da loja.
Agora ele esta terminando esta integração, vamos ver se dá tudo certo , de qualquer forma obrigado pela atenção.

até mais

Vilma G. Araujo

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 08:15

Saudações a todos os colegas!

Quero saber se existe alguma obrigatoriedade das empresas exibirem alguma placa ou cartaz instruindo os consumidores a pedir a NFP.

Isto porque já vi em muitos estabelecimentos folder´s, cartazes e placas (aquelas de pôr sobre os caixas) com divulgação sobre o programa. Mas há também estabelecimentos que não expõem tais impressos... e não fazem questão alguma de cumprir a lei e emitir a nota fiscal.

Desde já agradeço!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 11:32

Edivaldo
bom dia
Estou com outra dúvida na nota fiscal paulista, quando a nota é cancelada precisa ser enviada ao Sefaz? Pergunto porque estou com um cliente que esta querendo enviar os dados desta nota cancelada, e pelo que li não é necessário. Mas como vamos controlar a númeração quando houver nota cancelada?

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 12:25

Boa Tarde- Vilma Gomes de Araujo

Para seu conhecimento e de quem possa interessar consulta sobre a entrega da NFP, junto a SEFAZ-SP.


Resposta da Mensagem 3422028

Prezado Luis,

Em conformidade com o cronograma de participação da Nota Fiscal Paulista determinado pela Resolução SF 49/07 (http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=560 ), informamos que o estabelecimento comercial deverá transmitir os dados de TODAS as notas fiscais modelo 1 e 1A (TODOS OS CFOPs), notas ficais de venda ao consumidor (modelo 2) e dos cupons fiscais emitidos, inclusive os que vierem a ser cancelados, acordo com o art. 212-P do RICMS (acrescentado pelo Decreto 52.097/2007 - http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=559 ). Trata-se da obrigação acessória do Registro Eletrônico de Documentos Fiscais (REDF) .

Ressaltamos que, no caso em que a nota não foi nem ao menos emitida, não há que se falar em cancelamento, sendo esse o caso de inutilização. Cabe informar que nos casos, em que o documento fiscal não é emitido, não é devido o REDF, devendo o documento ser inutilizado, preservando a 1a via do documento afixada no talão. Só se transmite a informação do cancelamento de uma nota fiscal quando foi anteriormente transmitido o registro de inclusão da mesma no sistema. Não deve ser transmitida a informação do cancelamento, uma vez que não ocorreu o registro da inclusão da emissão da mesma no sistema Nota Fiscal Paulista.

Para mais detalhes sobre o procedimento de transmissão dos dados, favor consultar a Portaria CAT 85/07, através do endereço abaixo:

http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/legislacao.shtm

Orientamos também que siga as instruções contidas no manual do contribuinte e contabilista. Consulte o manual através do link abaixo:

http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/manuais.shtm

Informamos ainda que os estabelecimentos obrigados à Nota Fiscal Paulista são contribuintes do estado de São Paulo conforme sua atividade principal.

Caso um estabelecimento apenas realize prestação de serviços sem circulação de mercadoria, deverá comparecer ao Posto Fiscal para regularização de seu cadastro.

Agradecemos seu contato no "Fale Conosco" da Secretaria da Fazenda.

Sua opinião é muito importante para nós. Por gentileza, clique no link abaixo e opine sobre este e-mail:

Pesquisa de Satisfação

Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 12:41

Boa tarde,

Estou tentando enviar NFP - mod1 mas esta dando o seguinte erro, alguem sabe me dizer oque é ?


Error while commiting the transaction
javax.persistence.RollbackException: Error while commiting the transaction
at org.hibernate.ejb.TransactionImpl.commit(TransactionImpl.java:71)
at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOHelper.commitTransaction(DSGEDAOHelper.java:150)
at br.gov.sp.fazenda.dsge.model.dao.util.DSGEDAOInterceptorHelper.intercept(DSGEDAOInterceptorHelper.java:52)
at br.gov.sp.fazenda.dsnp.model.business.ArquivoBusiness$$EnhancerByCGLIB$$28cc01f5.transmitirArquivo(<generated>)
at br.gov.sp.fazenda.dsnp.model.facade.ArquivoFacade.transmitirArquivo(ArquivoFacade.java:67)
at br.gov.sp.fazenda.dsnp.controller.EnviarConsultarProgressController$1.doInBackground(EnviarConsultarProgressController.java:88)
at javax.swing.SwingWorker$1.call(Unknown Source)
at java.util.concurrent.FutureTask$Sync.innerRun(Unknown Source)
at java.util.concurrent.FutureTask.run(Unknown Source)
at javax.swing.SwingWorker.run(Unknown Source)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.runTask(Unknown Source)
at java.util.concurrent.ThreadPoolExecutor$Worker.run(Unknown Source)
at java.lang.Thread.run(Unknown Source)
Caused by: org.hibernate.exception.DataException: could not insert: [br.gov.sp.fazenda.dsnp.model.entity.ArquivoEntity]
at org.hibernate.exception.SQLStateConverter.convert(SQLStateConverter.java:77)
at org.hibernate.exception.JDBCExceptionHelper.convert(JDBCExceptionHelper.java:43)
at org.hibernate.persister.entity.AbstractEntityPersister.insert(AbstractEntityPersister.java:2267)
at org.hibernate.persister.entity.AbstractEntityPersister.insert(AbstractEntityPersister.java:2660)
at org.hibernate.action.EntityInsertAction.execute(EntityInsertAction.java:56)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.execute(ActionQueue.java:250)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:234)
at org.hibernate.engine.ActionQueue.executeActions(ActionQueue.java:141)
at org.hibernate.event.def.AbstractFlushingEventListener.performExecutions(AbstractFlushingEventListener.java:298)
at org.hibernate.event.def.DefaultFlushEventListener.onFlush(DefaultFlushEventListener.java:27)
at org.hibernate.impl.SessionImpl.flush(SessionImpl.java:1000)
at org.hibernate.impl.SessionImpl.managedFlush(SessionImpl.java:338)
at org.hibernate.transaction.JDBCTransaction.commit(JDBCTransaction.java:106)
at org.hibernate.ejb.TransactionImpl.commit(TransactionImpl.java:54)
... 12 more
Caused by: java.sql.SQLDataException: A truncation error was encountered trying to shrink BLOB 'XX-RESOLVE-XX' to length 1048576.
at org.apache.derby.client.am.SQLExceptionFactory40.getSQLException(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.am.SqlException.getSQLException(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.am.PreparedStatement.executeUpdate(Unknown Source)
at org.hibernate.jdbc.NonBatchingBatcher.addToBatch(NonBatchingBatcher.java:23)
at org.hibernate.persister.entity.AbstractEntityPersister.insert(AbstractEntityPersister.java:2247)
... 23 more
Caused by: org.apache.derby.client.am.SqlException: A truncation error was encountered trying to shrink BLOB 'XX-RESOLVE-XX' to length 1048576.
at org.apache.derby.client.am.Statement.completeExecute(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.net.NetStatementReply.parseEXCSQLSTTreply(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.net.NetStatementReply.readExecute(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.net.StatementReply.readExecute(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.net.NetPreparedStatement.readExecute_(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.am.PreparedStatement.readExecute(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.am.PreparedStatement.flowExecute(Unknown Source)
at org.apache.derby.client.am.PreparedStatement.executeUpdateX(Unknown Source)
... 26 more

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
EDIVALDO DUARTE

Edivaldo Duarte

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 12:43

Vilma
Boa tarde,
Referente a sua duvida entendo que tenha que ser informado as notas fiscais canceladas.

Não sei a forma que você esta utilizando para o envio das informações.

Eu aqui todas as informações para o Nota Fiscal paulista eu ja faço através de arquivos gerados pelo meu sistema que no meu caso informa notas sem CPF e Notas canceladas.


O Amigo Lui nos passou a informação completa no topico acima.


Editado por Edivaldo Duarte em 13 de agosto de 2009 às 12:59:53

vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2009 | 13:49

Edivaldo
Obrigada, entendi o que tem que ser feito, é que meu cliente queria enviar de qualquer forma a nota cancelada mas o sistema da Sefaz não deixa isso ser feito.
a nota não foi para o sistema e o cliente queria de qualquer forma enviar mas passei o email do luiz e acho que foi esclarecerdor.

até mais

vilma gomes de araujo

Vilma Gomes de Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2009 | 14:15

pessoal outra dúvida com referência ao calculo do IVA-ST para geração GNRE.

a fórmula seria :

Valor Mercad + IPI x IVA-ST% = Calculo do IVA-ST

V.Merc+IPI+IVA-ST x Aliquota do icms- destino = ICMS

A minha dúvida é a seguinte quando o produto tem IPI calcula-se o valor do IPI e soma com o valor da mercadoria para calcular o IVA-ST?

Lucia Bueno

Lucia Bueno

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 14 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 16:42

Alguém pode me ajudar nesta questão do cancelamento?
Meu arquivo foi validado, e ao transmitir dá o erro: Campo Função de Registro indica cancelamento de nota fiscal não enviada anteriormente.

Tenho que mandar os dados de uma NF como se ela existisse e depois em outro arquivo cancelar a mesma?

Obrigada

Página 13 de 22

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.