x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 5.096

Código Receita DAE MG - 104-0 ou 121-4

Carolina H.Camargos

Carolina H.camargos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2013 | 10:55

Prezados, bom dia!
Trabalho em uma indústria que fabrica peças e partes de locomotivas.
Nosso CNAE é 30.31-8-00 - Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes.
Na DAPI, a guia ref. ao ICMS Normal devido no mês é gerado com o código de receita 104-0 - ICMS Veículos automotores.
Contudo, conforme pesquisa realizada em doutrinas, veículos ferroviários não são considerados veículos automotores:
“Por veículo automotor haveremos de entender aquele que é dotado de motor próprio, e, portanto, capaz de se locomover em virtude do impulso (propulsão) ali produzido. Serão os carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas (e assemelhados) mas também as embarcações e aeronaves, em uma perspectiva de menor incidência prática."
Realizei consulta na minha consultoria e obtive a reposta de que, no caso da minha empresa, o correto seria recolher o ICMS devido no mês no código 121-4 - ICMS Indústria Outros.
Contudo, eu não consigo achar onde corrigir esse código na DAPI. Algum colega já esteve em alguma situação parecida e saberia me orientar? Obrigada!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.