x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 486

Simone

Simone

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 13:55

Boa Tarde,

Sou recém formada em contábeis e nunca trabalhei na área antes.
Recentemente fui contratada na área fiscal e nem sabia da existência de códigos NCM, CAMEX... eu estou mais perdida que cego em tiroteio.
Vocês que já são velhos de guerra, têm alguma dica para me ajudar. Por onde começo, como aprender o que mais essencial de forma mais otimizada...

Desde já agradeço as dicas!

Abraços!

Gabriel Almeida Tavares

Gabriel Almeida Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 14:07

Boa tarde Aprendiz!

Entendo como é esta situação, uma coisa que me ajudou muito no começo foi ler o RICMS do meu estado por exemplo para ir entendendo sobre legislação, obrigações e etc... Pois vejo que não adianta obter o conhecimento específico sobre códigos de classificação e não saber "as regras do jogo".

Pergunte para seus superiores se a sua empresa tem acesso a alguma acessoria fiscal contratada, na empresa que trabalhei tinhamos um suporte a isso, mesmo que precário me ajudou a compreender várias coisas no começo.

Comece também explorando os assuntos mais básicos e mais utilizados no seu cotidiano e no cotidiano de sua empresa, como aprender o que é NCM e para que serve, quais são os regimes tributários disponíveis, o que é o projeto do SPED, o que é o projeto da NF-e e assim sucessivamente.

Assim como todo processo de aprendizado é imprescindível que você se aplique e leia sempre que puder e tiver um tempo livre, pois além da disponibilidade de material ser extensa para esses assuntos, se você tiver um foco nacional no seu aprendizado terá que se atualizar diariamente no que tange às notícias tributárias, fiscais, contábeis, etc.

Não tenha medo de errar mas também não abuse deste recurso, sempre que puder coloque-se em situações de desafio, mesmo que nesta área qualquer erro possa ser severamente punido, procure sempre aprender praticando mas se possível com a ajuda de um supervisor por exemplo.

Tente aplicar seu conhecimento nos acontecimentos diários que ve na rua, a capacidade cognitiva geralmente é aguçada quando conseguimos trazer para nossa realidade aquilo que lemos e aprendemos em outros lugares.

Não existe um manual de aprendizado para esta área infelizmente portanto é importante você estudar diversas áreas, não só os exemplos fiscais que citei acima que por sinal são básicos e você já deve ter conhecimento.

Frequente este forum e outros de confiança, geralmente a gente acaba encontrando situações parecidas ou até mesmo identicas com as que estamos enfrentando nesses pontos de discussão construtiva.

Sei que a resposta ficou meio genérica e vaga mas em suma aplique-se, leia muito, não perca o foco, e não tenha medo de errar mas saiba sempre onde está pisando.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.