x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 486

Simone

Simone

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 13:55

Boa Tarde,

Sou recém formada em contábeis e nunca trabalhei na área antes.
Recentemente fui contratada na área fiscal e nem sabia da existência de códigos NCM, CAMEX... eu estou mais perdida que cego em tiroteio.
Vocês que já são velhos de guerra, têm alguma dica para me ajudar. Por onde começo, como aprender o que mais essencial de forma mais otimizada...

Desde já agradeço as dicas!

Abraços!

Gabriel Almeida Tavares

Gabriel Almeida Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 10 anos Sexta-Feira | 13 dezembro 2013 | 14:07

Boa tarde Aprendiz!

Entendo como é esta situação, uma coisa que me ajudou muito no começo foi ler o RICMS do meu estado por exemplo para ir entendendo sobre legislação, obrigações e etc... Pois vejo que não adianta obter o conhecimento específico sobre códigos de classificação e não saber "as regras do jogo".

Pergunte para seus superiores se a sua empresa tem acesso a alguma acessoria fiscal contratada, na empresa que trabalhei tinhamos um suporte a isso, mesmo que precário me ajudou a compreender várias coisas no começo.

Comece também explorando os assuntos mais básicos e mais utilizados no seu cotidiano e no cotidiano de sua empresa, como aprender o que é NCM e para que serve, quais são os regimes tributários disponíveis, o que é o projeto do SPED, o que é o projeto da NF-e e assim sucessivamente.

Assim como todo processo de aprendizado é imprescindível que você se aplique e leia sempre que puder e tiver um tempo livre, pois além da disponibilidade de material ser extensa para esses assuntos, se você tiver um foco nacional no seu aprendizado terá que se atualizar diariamente no que tange às notícias tributárias, fiscais, contábeis, etc.