x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.007

Baixa de NF de Uso e Consumo

Victor Gustavo Silva Jesus

Victor Gustavo Silva Jesus

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 17:13

Boa tarde

Compramos um produto de determinado Fornecedor, e o mesmo sofreu sinistro quando transportado. A empresa já havia encaminhado a nota fiscal, no dia 20/11/12 e somente no dia 04/12/13 que avisaram sobre o extravio. Detalhe, o dep. Financeiro já havia escriturado a nota fiscal lá no dia 20/11 sem que a mercadoria tivesse chegado, e informamos ela no sped fiscal. O Fornecedor gerou um novo pedido, e será emitida uma nova nota fiscal, com o cfop de venda 6.102 . No meu entender não estamos fechando a operação fiscal, pois recebemos 2 notas referente a um 1 único pedido. Qual seria o melhor procedimento a se adotar para essa operação.


Att,

Victor Gustavo
Analista Fiscal Jr.

-----
Victor Gustavo Contabilidade Digital & Consultiva
CRC/MG 120850/O
-----
Abertura, alterações e baixas em Uberlândia
Consultoria e assessoria empresarial
Contabilidade geral
Serviços paralegais
Regularização de empresas
-----
Orçamento gratuito
-----
http://www.vgcontador.com
[email protected]
Tel/Whats - (34) 99790.3318
Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 23:00

Victor, boa noite,

Primeiramente, e de forma urgente, corrigir esse processo.

Informar ao financeiro que não se pode dar entrada num contas a pagar sem ter posse do bem (mercadoria).

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
Victor Gustavo Silva Jesus

Victor Gustavo Silva Jesus

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 08:43

Bom dia Israel

A empresa implantou o departamento Fiscal a pouco tempo, e as pessoas ainda não se abituaram a questionar. Quando fiquei sabendo do ocorrido, ja era tarde!! Eles haviam escriturado a nota, e consequentemente informado ela no sped.

Pensei em fazer uma NF de avaria (baixa de estoque, devida perda, roubo ou extravio) mas fiquei em duvida quanto ao seu uso pois, essa mercadoria não faz parte do nosso estoque.

Não sei o que fazer, se alguem conhecer algum procedimento e poder me repassar, ficarei grato.

-----
Victor Gustavo Contabilidade Digital & Consultiva
CRC/MG 120850/O
-----
Abertura, alterações e baixas em Uberlândia
Consultoria e assessoria empresarial
Contabilidade geral
Serviços paralegais
Regularização de empresas
-----
Orçamento gratuito
-----
http://www.vgcontador.com
[email protected]
Tel/Whats - (34) 99790.3318
Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2013 | 15:27

Victor,

Te mandei mp.

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2013 | 00:06

Victor,

Duas opções:

1 - Mantenha a NF de entrada devidamente escriturada e faça a NF de baixa com CFOP 5927 utilizando-se do documento que comprova o extravio e sitando-o nos dados adicionais da NF. O Fato de vocês terem escriturado a NF da ao fisco o entendimento de que vocês declaram a posse definitiva das mercadorias e por tanto tem que baixar o estoque para que o mesmo não tenha a entrada em duplicidade como você mesmo já observou;

2 - Solicite ao Fisco, mediante denúncia espontânea a exclusão da NF do registro de entradas.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.